Automação Predial: gestão técnica do ambiente e do patrimônio

Todas as notícias Tecnologia Institucional
Tecnologia

Automação Predial: gestão técnica do ambiente e do patrimônio

O sistema de automação predial - BAS (do inglês Building Automation Systems), trouxe inteligência e praticidade para a gestão dos diversos tipos de edifícios. Através de sistemas eletrônicos automatizados que auxiliam na conservação do patrimônio material, integrando diversos recursos que garantem: controle, eficiência, economia e segurança para os vários tipos de instalações.

Controle e informação para uma gestão profissionalizada

Um dos principais benefícios da implementação de um sistema de automação predial é a possibilidade de centralizar em uma única plataforma as informações gerenciais sobre consumo de energia, água, gás, entre outras informações essenciais para administrar recursos operacionais.

Além do controle, ele oferece diversas condições para que o trabalho transcorra de forma planejada. Por meio de softwares especializados como o Sistema de Supervisão e Controle Predial (SCP) da IB Tecnologia são emitidos relatórios estatísticos de eventos em tempo real, ou mesmo históricos, com representação em vários formatos de gráficos, que auxiliam na tomada de decisões e na execução de ações, tanto corretivas como preventivas.

Há um ganho significativo no controle total do empreendimento, possibilitando maior agilidade na busca de informações, facilitando a interpretação dos dados cotidianos e a criação de indicadores que contribuem com a elaboração de planos e projetos para o futuro.

Economia e otimização de recursos

Em um cenário rico em dados, a automação predial auxilia na prevenção e no planejamento dos momentos de vistoria e manutenção, assim como possibilita que imprevistos possam ser identificados e corrigidos antes que afetem outras áreas. Esses fatores em si já trazem economia a médio e longo prazo.

No curto prazo, essa economia ocorre pelo gerenciamento de insumos como energia elétrica, água e gás. A programação do uso adequado de luzes e ar condicionado de um determinado ambiente, por exemplo, pode ter impactos significativos na diminuição dos custos fixos. Nesses casos, o próprio painel de controle faz a detecção da presença de pessoas e necessidades do uso de energia no ambiente, determinando o que deve ser ligado ou desligado. Isso evita falhas e esquecimentos capazes de gerar gastos desnecessários.

A medição de insumos proporciona uma capacidade de planejar a demanda em função da oferta, assim contratos de consumo com o fornecedor de energia elétrica, por exemplo, pode resultar em economia significativa em termos financeiros ao cliente, sem riscos de não cumprir as metas contratadas.

Eficiência e produtividade no ambiente de trabalho

Por meio da Automação Predial podem ser programados sistemas que controlam as condições ideais para os ambientes de trabalho. Por meio de sensores, equipamentos monitoram sistemas de iluminação e temperatura, entre outros, de acordo com a necessidade de cada espaço.

Dessa forma, a gestão inteligente da ambiência aumenta o conforto das equipes, contribuindo para a concentração e produtividade, assim como evita contratempos e desvios de foco com ajustes e paradas para manutenção desses aparelhos.

Utilidades Prediais

Os equipamentos essenciais para o funcionamento de um edifício ou instalação predial, como sistemas hidráulicos de bombeamento, reservatórios, drenagem, esgoto, reuso de água, elevadores, geradores, subestações, podem ser operados e monitorados de forma integrada, reduzindo assim o tempo de resposta às ocorrências e incidentes de falhas, bem como através da programação de ações de auto restauração da falha pelo supervisório.

Proteção e Segurança

A sensação de segurança também aumenta quando se trabalha com a gestão predial automatizada. É possível integrar o sistema de gestão a uma plataforma de segurança completa que pode incluir: controle de acesso, monitoramento eletrônico, circuitos fechados de TV e sistemas de proteção perimetral, além de Sistemas completos de Detecção e Combate a incêndio.

A integração desses sistemas evita erros em operações que relacionam áreas diferentes e promove a execução de ações de prevenção e combate a incêndio de forma rápida e eficaz, sem a necessidade de intervenção humana.

Estrutura integrada para uma visão clara de todas as áreas

A possibilidade de integração é o ponto principal de um sistema de automação predial. Além das funções gerenciais é fundamental poder administrar em uma mesma plataforma os sistemas de Segurança e de Telecomunicação.

A IB Tecnologia oferece diversas soluções de integração para a gestão automatizada de edifícios e residências. Entre em contato e confira as que melhor integram as necessidades de gestão do seu ambiente.

Sobre o autor

Carlos

Desenvolvimento de projetos de automação predial, segurança eletrônica, eficiência energética e conservação de energia na área predial, interoperabilidade com redes elétricas inteligentes. Desenvolvimento de sistemas de supervisão e controle predial e residencial (BMS).