Controle de acesso: o que é e qual seu objetivo?

Todas as notícias Tecnologia Institucional Parceiros Cybersecurity
Tecnologia

Controle de acesso: o que é e qual seu objetivo?

O controle de acesso é parte fundamental de um sistema eficiente de segurança, pois contribui para a mitigação de riscos e tem um impacto direto sobre o bem-estar das pessoas, a proteção das informações e a integridade do patrimônio.

Um sistema de controle de acesso pode ser instalado em locais de diversos tamanhos e deve assegurar a entrada de pessoas autorizadas, ao mesmo tempo em que impede o acesso de usuários sem autorização ao ambiente.

O que é controle de acesso?

O controle de acesso é o uso de dispositivos ou métodos qualificados de identificação em vários pontos para controlar a passagem de pessoas e veículos dentro ou fora de uma área ou estrutura.

Assim, através dos pontos selecionados, é possível limitar o acesso somente a pessoas que têm a autorização adequada.

Esse sistema possibilita identificar quem entrou e saiu das dependências da empresa, em quais horários, em quais espaços esteve, entre outras informações importantes para garantir a proteção das pessoas, bens e informações da organização.

Para isso, são utilizados diferentes níveis de acesso que se combinam para formar a liberação ao local:

  • Ponto físico: pode ser uma porta, catraca, cancela ou portão, por exemplo, e é o local que se deseja acessar.
  • Período de tempo: espaço de tempo durante o qual o acesso ao local é autorizado.

Um sistema eficiente de controle deve ter a capacidade de identificar cada ponto por meio de equipamentos instalados em campo e combinar esse local físico à data e à hora para criar uma agenda de autorizações para cada usuário.

Os níveis de acesso, portanto, reúnem uma coleção de pontos e cada ponto é associado a um período de autorização.

Dessa forma, também é possível criar grupos, em que cada um tem mais de um nível de acesso, associando-o a um padrão de credencial, que é o conjunto de informações associadas ao cadastro de um usuário.

Qual o objetivo desse sistema?

O controle de acesso tem o objetivo de impedir a entrada de pessoas não autorizadas a determinadas áreas, protegendo, assim, os equipamentos, dados, informações, pessoas e o patrimônio da organização.

Além disso, um sistema de segurança bem planejado também deve gerenciar as permissões de acesso, controlar e registrar as entradas e saídas de pessoas, objetos e informações.

Os equipamentos também devem fornecer registros completos de todos os acessos ou tentativas de acesso aos ambientes, permitindo, assim, a rastreabilidade dos usuários e a proteção da organização como um todo.

Com essas medidas, é possível detectar, interceptar e conter acessos impróprios de invasores e objetos inadequados.

Tipos de equipamentos

Existem diversos tipos de sistemas, equipamentos e dispositivos para controlar o acesso de pessoas e veículos a determinados locais.

Por isso, é importante avaliar o local e identificar as necessidades do ambiente para escolher a melhor tecnologia. Os principais são:

  • Controle de acesso sem contato: a agilidade e o alto nível de segurança são as principais vantagens deste método. Através da leitura biométrica, de cartões ou Bluetooth do celular, o usuário pode acessar o ambiente sem precisar encostar no equipamento de leitura, o que ajuda a evitar filas e aglomerações.
  • Biometria: este formato pode utilizar impressão digital, reconhecimento facial, geometria da mão ou outros métodos de reconhecimento biométrico para identificar as pessoas. Esta tecnologia tem alto nível de segurança e reduz drasticamente as chances de fraudes na identificação.
  • Senha: esta tecnologia pode ser instalada em vários ambientes e com níveis diferenciados de acesso, já que cada usuário tem sua própria senha e pode operar o equipamento sozinho. Porém, este método é recomendado apenas para locais que exigem baixo nível de segurança.
  • Cartões de acesso: é um dos métodos mais comuns, já que existem diversas tecnologias que podem ser utilizadas para identificar o portador, como códigos de barras, tarja magnética, RFID (Radio-Frequency Identification, ou identificação por radiofrequência, em português), Smartcard com chip de contato, entre outras. No entanto, esta tecnologia tem como desvantagem a alta possibilidade de falhas de segurança, devido a perdas, roubos e extravios dos dispositivos.

A importância do controle de acesso para empresas

O controle de acesso é um dos sistemas que mais interage com o usuário final, seja bloqueando ou liberando o acesso aos locais, e seu funcionamento é muito importante para o dia a dia das empresas.

Um sistema eficiente deve cumprir requisitos essenciais como estabilidade, robustez e confiabilidade para que o gestor de segurança possa atuar com eficiência na proteção da organização.

Para isso, é fundamental contar com uma empresa experiente e com as melhores soluções em segurança, como a IB Tecnologia.

Contamos com profissionais especializados e cobrimos todas as áreas do processo, desde o projeto, passando pelas etapas de fornecimento de equipamento, infraestrutura, cabeamento, instalação, comissionamento, integração, manutenção preventiva e corretiva, até a operação do sistema dentro da instalação do cliente.

Entre em contato conosco e conheça todas as soluções em controle de acesso para aumentar a segurança da sua empresa.

Sobre o autor

Carlos

Desenvolvimento de projetos de automação predial, segurança eletrônica, eficiência energética e conservação de energia na área predial, interoperabilidade com redes elétricas inteligentes. Desenvolvimento de sistemas de supervisão e controle predial (BMS).