Controle de acesso sem contato: saiba como proteger sua empresa e evitar aglomerações

Todas as notícias Tecnologia Institucional Parceiros Cybersecurity
Tecnologia

Controle de acesso sem contato: saiba como proteger sua empresa e evitar aglomerações

Com as medidas de isolamento e distanciamento social devido à pandemia de coronavírus, o mundo tem exigido novas soluções que evitem o contato físico e reduzam aglomerações. Nesse cenário, o controle de acesso sem contato é a melhor solução para proteger os ambientes sem colocar em risco a segurança das pessoas, bens e informações.

Um sistema eficiente de controle de acesso impede a entrada de pessoas não autorizadas a determinado local, o que pode ser feito de diversas formas e com tecnologias diferentes. O controle de acesso sem contato destaca-se entre outras soluções pois evita a contaminação de vírus e bactérias pelo toque.

Assim, os usuários não precisam encostar no aparelho para que a biometria seja identificada pelo sistema. A tecnologia inovadora também possibilita a leitura em movimento e, com isso, diminui a formação de filas e aglomerações.

Confira algumas opções de controle de acesso sem contato que garantem a segurança patrimonial e sanitária de edifícios comerciais, residenciais e qualquer ambiente com grande fluxo de pessoas.

  • Biometria das mãos

Os leitores biométricos de impressão digital são um modelo muito usado de controle de acesso. Esta tecnologia utiliza vários pontos da palma das mãos para identificar a pessoa e, por isso, apresenta baixo risco de falhas.

Alguns equipamentos exigem que o usuário encoste a mão ou o dedo no aparelho para que a leitura seja realizada, mas também existem opções sem contato, como o MorphoWave Compact. Esta solução coleta as impressões digitais de quatro dedos em 3D para garantir a máxima precisão.

Por isso, o usuário só precisa acenar com a mão sobre o sensor para que o equipamento libere ou não a entrada, o que evita as filas e garante a segurança do local.

Entenda como o MorphoWave funciona no vídeo abaixo:

  • Reconhecimento facial

Outra forma de leitura biométrica é o reconhecimento facial, em que o sistema processa os dados com base na geometria do rosto de cada pessoa. Este tipo de controle de acesso é o menos invasivo e a leitura pode ser feita até mesmo se o usuário estiver dentro do carro.

Com uma tecnologia inovadora e algoritmos poderosos, o VisionPass permite a identificação do usuário em menos de um segundo, em todas as condições de luz. Com este equipamento, os usuários não precisam parar em frente à câmera, o que evita a concentração de pessoas em um mesmo local.

O VisionPass trabalha com imagens de vários ângulos e realiza a identificação mesmo se a pessoa estiver usando capacete, chapéu, óculos ou máscara, por exemplo.

Confira o sistema em funcionamento no vídeo:

  • Dispositivos de acesso por proximidade

Um tipo de controle de acesso sem contato muito comum são os cartões ou chaveiros de radiofrequência. A partir da aproximação do dispositivo a um leitor, o sistema realiza a leitura e permite a entrada do usuário.

Além dos modelos mais conhecidos, uma opção ainda mais eficiente é o sistema BlueDiamond, que utiliza o celular do usuário como um crachá de acesso. Com a tecnologia GPS, o aplicativo permite a identificação do dispositivo sem precisar tocar no equipamento.

Assim, com a tecnologia adequada, é possível entrar ou sair de qualquer ambiente sem precisar tocar na porta, maçaneta ou superfície de leitura, e sem colocar em risco a saúde das pessoas.

A IB Tecnologia tem 20 anos de experiência em segurança de empreendimentos e está sempre atenta às novidades e tendências do mercado. Neste momento de incertezas, queremos ajudar as empresas a pensarem e se prepararem para o mundo pós-pandemia.

Por isso, oferecemos diversas soluções de controle de acesso sem contato e atuamos em todas as etapas do projeto para garantir a máxima qualidade. Se você quer proteger sua empresa e demonstrar aos seus clientes que está preocupado com a segurança de todos, entre em contato e converse com nossos especialistas.

Sobre o autor

Carlos

Desenvolvimento de projetos de automação predial, segurança eletrônica, eficiência energética e conservação de energia na área predial, interoperabilidade com redes elétricas inteligentes. Desenvolvimento de sistemas de supervisão e controle predial (BMS).