Cybersecurity: machine learning e a proteção de dados em tempo real

Todas as notícias Tecnologia Institucional
Tecnologia

Cybersecurity: machine learning e a proteção de dados em tempo real

Entenda a importância da cybersecurity e conheça a tecnologia israelense que utiliza machine learning e inteligência artificial para otimizar o monitoramento de riscos de perda e roubo de dados.

Proteção que vai muito além do antivírus

 O termo cybersecurity, cibersegurança ou segurança da informação, refere-se a um conjunto de ações que envolvem a tríade TECNOLOGIA – PROCESSOS – PESSOAS para operacionalizar processos e técnicas de proteção de computadores, redes e programas contra acessos não autorizados, uso indevido ou ataques direcionados à exploração de dados sensíveis.

Proteja seus dados, proteja seu capital

O investimento em cybersecurity é importante para empresas de todos os portes. Hoje é visto como fundamental para organizações que trabalham com dados sensíveis e sigilosos como grandes órgãos governamentais, militares, corporações, instituições financeiras, médicas e também para empresas de pequeno e médio porte como escritórios de advocacia, contabilidade e empresas de consultoria.

As informações são um dos ativos mais importantes para as empresas e instituições. Em seu cotidiano são processados e armazenados dados em grandes quantidades, utilizando-se computadores e dispositivos de apoio que transmitem informações confidenciais pelas redes e para outros dispositivos diariamente, exigindo uma estrutura sofisticada para dar suporte a todas essas operações. 

Outra característica comum a essas empresas é que parte significativa das informações armazenadas é composta por dados sensíveis, ou seja: dados financeiros, informações pessoais ou propriedade intelectual. O acesso não autorizado a essas informações pode ter graves consequências estratégicas e jurídicas para as empresas. 

Tecnologia de ponta e proteção em tempo real

O principal desafio da cybersecurity é a rápida evolução dos riscos a serem gerenciados. Por isso, criar estratégias para proteger seu sistema apenas de riscos conhecidos não é suficiente, é preciso investir em abordagens mais proativas e adaptativas.

Dessa forma, a implantação de um sistema de segurança de tecnologia da informação deve estar centrada em um programa maduro de segurança cibernética que, além de estar alinhado com as práticas recomendadas de segurança virtual, deve ser flexível e estar em constante evolução para proteger a empresa.

Com o crescimento do machine learning e da inteligência artificial surgem novas formas de monitoramento que auxiliam a mitigar os riscos contínuos de perda e roubo de dados. De acordo com as normas do Instituto Nacional de Padrões e Tecnologia (NIST), os sistemas de segurança de tecnologia da informação devem funcionar por meio do monitoramento contínuo e avaliações em tempo real que utilizam essas novas tecnologias, pois consideram que o modelo tradicional baseado em segurança por perímetro já não atende às necessidades de proteção das empresas.

Tecnologia israelense de cybersecurity

Diante da complexidade e seriedade desse tipo de sistema, a IB Tecnologia trouxe para seu portfólio de soluções o software israelense de cibersegurança OREV.

O programa foi desenvolvido para monitorar, analisar e agir em tempo real em caso de ataques, fraudes, vazamentos de dados e falhas técnicas. Seu sistema utiliza a tecnologia de machine learning e análise comportamental, que possibilitam que milhares de computadores e usuários sejam auditados em tempo real, em um único ponto de controle. O software ainda analisa informações da rede e oferece proteção a ameaças internas e externas.

Além de dados sobre hardware, o OREV também oferece relatórios a partir do monitoramento das atividades realizadas na web e fornece informações detalhadas sobre a navegação e o comportamento dos usuários, como páginas acessadas, tempo gasto em cada uma, acesso a sites suspeitos e muito mais, sem afetar o desempenho dos computadores.

O OREV também é uma ferramenta importante para a aplicação da Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPDP), pois ajuda a fornecer dados para o setor de compliance. O software atende a alguns requisitos da lei e ajuda a garantir a segurança dos dados da organização a partir do monitoramento em tempo real.

Ações de engenharia social, onde os ataques exploram vulnerabilidades nos comportamentos e ações dos usuários, o sistema OREV permite analisar a forma como esses usuários utilizam os recursos de TI, identificando comportamentos de alto risco, seja intencional ou por descuido, alertando os administradores de TI sobre esses riscos potenciais.

A IB Tecnologia prima sempre por soluções que possam ser integradas a outros sistemas e adaptadas para o perfil de cada empresa. Entre em contato e encontre a melhor solução de cybersecurity para sua empresa.

Sobre o autor

Carlos

Desenvolvimento de projetos de automação predial, segurança eletrônica, eficiência energética e conservação de energia na área predial, interoperabilidade com redes elétricas inteligentes. Desenvolvimento de sistemas de supervisão e controle predial e residencial (BMS).