Entenda a importância da cybersecurity para dispositivos IoT

Todas as notícias Tecnologia Institucional Parceiros Cybersecurity
Tecnologia

Entenda a importância da cybersecurity para dispositivos IoT

A presença de Smart TVs, câmeras, fechaduras digitais, assistentes virtuais e speakers inteligentes nas casas e empresas está crescendo cada vez mais. Assim, à medida que a internet das coisas (IoT, na sigla em inglês para Internet of Things) se populariza no Brasil, também é preciso investir em cibersegurança para evitar que esses dispositivos sejam hackeados.

A IoT abrange todos os dispositivos eletrônicos que utilizam a rede para se comunicar entre si, com serviços e/ou com usuários. Na prática, qualquer aparelho eletrônico que não seja um computador, smartphone ou tablet, e que não faça parte da infraestrutura da rede, é considerado parte da internet das coisas e deve ser protegido com um sistema de cybersecurity.

A importância da cibersegurança para dispositivos IoT

Por mais que os dispositivos de IoT pareçam pequenos ou especializados demais para oferecerem um perigo real às empresas, tecnicamente qualquer aparelho conectado à rede é passível de ser explorado por usuários não autorizados.

No entanto, uns são mais vulneráveis do que outros e, nesse ponto, a prevenção é fundamental para garantir a segurança da rede.

Um aparelho comprometido pode ser usado para diversas ações como espionagem por meio de câmeras e microfones dos dispositivos, abertura de fechaduras digitais quando não houver ninguém no local, mineração de criptomoedas e outros danos a pessoas e organizações.

Além disso, se a rede for infectada através de um dispositivo, os cibercriminosos podem conseguir invadir os celulares conectados e, com isso, acessar informações bancárias salvas no aparelho.

No entanto, muitos gestores que utilizam os dispositivos de IoT no dia a dia não imaginam que podem ser alvos de ciberataques e colocar a empresa em risco. Confira algumas medidas que podem ser adotadas para proteger sua rede e garantir a cibersegurança da organização:

Utilize soluções em análise de dados

Para garantir a cibersegurança de todos os dispositivos ligados à empresa, é fundamental contar com processos atualizados de análise de dados que detectem os problemas atuais e encontrem possíveis brechas na segurança da rede.

Muitas empresas adotam a tecnologia de análise e monitoramento das atividades após um ataque acontecer, mas é importante contar com essas ferramentas de maneira preventiva.

Com as soluções adequadas, os profissionais de TI da empresa podem definir parâmetros com base em informações em tempo real e agir para impedir os ciberataques.

Conte com as tecnologias de machine learning e inteligência artificial

A inteligência artificial tem diversas aplicações no mundo atual, inclusive garantir a segurança de dispositivos de IoT.

Ao aliar essa ferramenta ao machine learning, a empresa pode identificar possíveis brechas e ameaças, atuando para responder aos ciberataques de forma rápida e eficaz.

Essas soluções permitem a coleta contínua de informações de todos os dispositivos conectados à rede, cruzamento de dados em tempo real, identificação de padrões de comportamento, elaboração de previsões com alta precisão a partir dos dados coletados e muito mais.

Implemente planos de ação e aumente a assertividade das decisões

Ao utilizar ferramentas avançadas de coleta e análise de dados, a equipe de TI pode criar planos de ação eficientes para prevenir e responder a ciberataques.

A partir dessas informações, os gestores têm uma visão ampla de todas as atividades e podem tomar decisões mais assertivas para investir em cibersegurança.

Para isso, é necessário manter os sistemas atualizados e utilizar soluções que permitam o monitoramento dos dispositivos de IoT para evitar que se tornem brechas e comprometam a organização de maneira geral.

Conheça a IB Tecnologia e proteja as informações da sua empresa

A IB Tecnologia oferece diversas soluções em segurança física e digital que podem ser personalizadas de acordo com as necessidades de cada empresa.

Uma das soluções em cybersecurity é a XM Cyber, uma plataforma que possibilita a identificação de brechas de segurança no sistema a partir da simulação da ameaça de hackers.

Ao utilizar algoritmos proprietários que são responsáveis pelas técnicas de ataque mais utilizadas, o sistema cria infinitos cenários para que os gestores visualizem a rede da empresa da mesma maneira que um hacker a vê.

Com essa e outras soluções oferecidas pela IB Tecnologia, você impede os ataques a dispositivos de IoT e protege as informações da sua empresa. Entre em contato com nossos consultores e agende uma demonstração.

Sobre o autor

Carlos

Desenvolvimento de projetos de automação predial, segurança eletrônica, eficiência energética e conservação de energia na área predial, interoperabilidade com redes elétricas inteligentes. Desenvolvimento de sistemas de supervisão e controle predial (BMS).