Free Flow: a nova tecnologia que substitui as catracas

Todas as notícias Tecnologia Institucional
Tecnologia

Free Flow: a nova tecnologia que substitui as catracas

Conheça a tecnologia que está mudando a lógica do controle de acesso baseado em barreiras como as catracas. Com alta capacidade de precisão na identificação dos usuários, o Free Flow melhora o fluxo de entradas e saídas e diminui o risco de fraudes.

Em locais como condomínios residenciais, corporativos e nas indústrias, o fluxo diário de pessoas pode ser bastante intenso, expondo moradores, empresários e funcionários a riscos.

Para garantir a segurança nesses espaços de grande circulação, os empreendimentos são equipados com sistemas complexos de segurança compostos por câmeras, sensores de segurança e vigilância. Entretanto, todo esse sistema só é plenamente eficaz se contar com um controle eficaz de quem entra e sai do ambiente.

Investir em um sistema de controle de acesso é fundamental para
tornar seu sistema de segurança menos vulnerável e mais confiável. Para isso é importante conhecer as novas tecnologias nesse setor, que vão muito além das tradicionais catracas, proporcionando maior precisão na identificação de quem circula pelo ambiente, com maior agilidade na conferência de informações, o que torna a circulação de pessoas mais fluida.

Sistema Free Flow: quando a segurança e agilidade andam juntas

É comum a ideia de que se o local tem uma segurança sofisticada, o acesso vai ser burocrático e lento. Quando se tratam de visitantes ocasionais essa experiência pode ser relevada, mas no caso de moradores e funcionários essa percepção pode refletir em uma relação ruim das pessoas que habitam ou frequentam o local com o sistema de segurança.

Em situações em que a experiência com o controle de acesso é ruim, pode haver uma resistência dos usuários em colaborar com o sistema e até mesmo um incentivo para tentativas de burlar as regras.

Por isso, é muito importante que o sistema de controle de acesso se integre ao fluxo do local instalado. Em locais com grande fluxo de moradores e funcionários, poucos segundos podem evitar a formação de filas e o mal estar de ter a entrada para sua residência ou escritório obstruída.

Essa é a principal contribuição do sistema Free Flow de controle de acesso, tecnologia desenvolvida no Brasil pela Digicon. Equipamentos Free Flow são capazes de detectar com alta precisão um ou mais usuários se movimentando em qualquer direção dentro da área de passagem. Esta precisão permite que as portas fiquem normalmente abertas para os usuários autorizados e fechem somente para usuários não autorizados.

A possibilidade de inverter a lógica do controle por meio da precisão da identificação do usuário, diminui as situações de interrupção do fluxo por problemas mecânicos nas barreiras, como acontece muitas vezes com as catracas, e ainda se reflete em economia de energia do equipamento.

O mecanismo de fechamento é rápido e preciso, sendo proporcionado por novos sistemas de sensores e sofisticados algoritmos que controlam a aceleração e direção do movimento do usuário. Tudo isso, sem perder qualidade na segurança.

Controle para a gestão dos espaços

Além de auxiliar na manutenção da segurança dos ambientes, o controle de acesso pode também ser utilizado pela gestão dos espaços por meio dos registros de entrada e saída que geram relatórios de: horário, tempo de permanência, a frequência de visitas e outros dados que podem servir para futuras verificações.

O equipamento Dflow desenvolvido pela Digicon, aceita as principais tecnologias de identificação tradicionais, incluindo código de barras e biometrias como, por exemplo, as de impressão digital. Ele também está habilitado para o uso de novas tecnologias biométricas sem contato que estão despontando, como identificação facial ou de íris e “finger on the fly’’.

Estes novos conceitos oferecem ainda mais confiabilidade nos registros. Os cadastros são pré-programados e a checagem é feita de forma automática, sem intervenção humana, gerando economia e diminuindo a possibilidade de erros e fraudes.

Implemente o conceito Free Flow em seu empreendimento

Para implementar o conceito Free Flow em seu empreendimento é importante ter o auxílio de especialistas que entendam a necessidade de seu sistema de segurança e ofereçam soluções que integrem o controle de acesso a elas de acordo com o espaço disponível e suas necessidades de bloqueio e registro.

A IB Tecnologia é parceira da Digicon e oferece soluções Free Flow customizadas para cada ambiente, auxiliando em todas as fases, do projeto à execução, além da manutenção de equipamentos e sistemas. Entre em contato e encontre a melhor solução para seu negócio.

Sobre o autor

Carlos

Desenvolvimento de projetos de automação predial, segurança eletrônica, eficiência energética e conservação de energia na área predial, interoperabilidade com redes elétricas inteligentes. Desenvolvimento de sistemas de supervisão e controle predial e residencial (BMS).