Manutenção Predial: 5 pontos para você tomar decisões acertadas

Todas as notícias Tecnologia Institucional
Institucional

Manutenção Predial: 5 pontos para você tomar decisões acertadas

Empresários e gestores de grandes empreendimentos trabalham na dinâmica do Ciclo da Melhoria Contínua, baseado no PDCA, visando implementar boas práticas de gestão com foco nos resultados. Essa postura permite que os gestores se antecipem aos problemas, agindo de forma preventiva visando mitigar as perdas de capital e produtividade.

Os empreendimentos comerciais ou residenciais possuem sistemas e equipamentos que são considerados utilidades prediais, como sistemas elétricos, sistemas hidráulicos, elevadores, ar condicionado, ventilação, etc., cujo funcionamento influi na segurança e conforto dos usuários do empreendimento.

A manutenção predial preventiva é um dos processos fundamentais no Ciclo de Melhoria Contínua. Nesse processo de manutenção, é feita a verificação dos itens que podem causar falhas, panes ou quebras, ou ainda não conformidades de serviços.

Através de inspeções, reaperto, substituição de itens desgastados, limpezas, lubrificações, ajustes nos modos de uso, etc. Assim, são elevados e garantidos os índices de disponibilidade e confiabilidade dos equipamentos, além de se evitar paralisações e incidentes. 

Quando a manutenção preventiva é negligenciada, ou feita de forma não planejada, sem levar em conta as necessidades da gestão do sistema, ela impacta seriamente na qualidade dos serviços, na segurança da equipe e na satisfação dos clientes e usuários.

Confira os 5 pontos essenciais da gestão predial, que ajudam em momentos de tomada de decisão e no planejamento da manutenção preventiva:

1 - Escolha um modelo de planejamento que permita integração de vários setores

São muitos os fatores que influenciam no planejamento da manutenção predial preventiva. Destacam-se entre eles: a disponibilidade de mão de obra, os recursos financeiros, os materiais fornecidos e os prazos de entrega.

Esses elementos devem trabalhar em conjunto, cruzando informações de áreas diferentes como gestão de Facilities, gestão financeira e gestão de pessoas. Dessa forma, será possível não apenas fazer reparos materiais, mas também corrigir modos de uso e manutenção.

Estabeleça indicadores chave para avaliação do desempenho da manutenção, geralmente denominados KPIKey Performance Indicator, eles são os balizadores para tomadas de decisões sobre todas as informações e planejamento da manutenção.

2 - Desenvolva canais de comunicação com sua equipe e fornecedores

Conhecer a equipe, suas funções e responsabilidades é fundamental para saber com quem tratar cada assunto, buscar mais informações e discutir possíveis problemas. Para isso, é importante desenvolver processos e canais de comunicação ágeis e transparentes que facilitem o contato diário e a alimentação dos sistemas de informação. 

Assim, o colaborador será capaz de auxiliar durante as atividades de manutenção, apresentando pontos de vista diferentes, que podem ser imprescindíveis para encontrar novas soluções na gestão. 

3 - Levante os dados disponíveis

A primeira etapa de qualquer planejamento é o levantamento de dados. Comece o seu planejamento da manutenção predial levantando o cadastro dos grupos disponíveis: equipamentos, instalações, dependências do complexo predial.

Relacione a cada grupo características como: localização, aspectos técnicos e importância dentro do processo produtivo. De acordo com as necessidades do espaço, verifique o desempenho e a interferência de cada item.

Geralmente esses dados estão disponíveis no Databook ou projeto as-built dos sistemas instalados.

4 - Faça gestão da informação

Quanto maior e mais segmentada for a empresa maior a necessidade de informatizar os processos de comunicação e registro de dados. Consequentemente torna-se indispensável para uma tomada de decisão assertiva, a implementação de um sistema de gestão da informação.

O sistema de gestão ajuda a processar uma grande quantidade de dados, criando padrões e fazendo cruzamento entre as informações de diferentes setores. Assim ele proporciona rapidez na leitura dos cenários, apresentando planilhas e gráficos de desempenho por: área, local, período, entre outras possibilidades.

O Sistema de Supervisão e Controle Predial (SCP) da IB Tecnologia oferece uma interface gráfica intuitiva e de fácil interpretação, centralizam-se as informações gerenciais sobre consumo de energia, água e gás, além de diversas outras informações essenciais aos administradores e gerentes operacionais. O sistema permite a emissão de relatórios estatísticos de eventos em tempo real, ou mesmo a visualização de históricos, apresentados em vários formatos de gráficos, que auxiliam na tomada de decisões e na execução de ações tanto corretivas como preventivas.

Empresas que utilizam um software de gerenciamento da maneira correta, obtêm as seguintes vantagens:

  • Integração da manutenção aos demais sistemas da fábrica;
  • Rapidez e exatidão no levantamento atualizado e integrado do que está acontecendo e quanto está custando;
  • Sistematização de toda a estrutura para cumprir as rotinas de manutenção. 

5 - Mantenha um histórico dos processos de manutenção e crie indicadores

Em uma visão de longo prazo, a manutenção predial preventiva pode ser otimizada por meio de um banco de dados sólido e confiável. O histórico das manutenções possibilita a comparação dos resultados, a verificação de seus efeitos e suas reincidências. Isso possibilita a criação de indicadores que auxiliam na percepção de qualidade e na relação custo-benefício dos equipamentos e recursos monitorados.

A IB Tecnologia especializada em projetos de implementação de soluções e sistemas de inteligência para Gestão Predial. Além do Sistema de Supervisão e Controle Predial (SCP), que auxilia na administração das utilidades do empreendimento, é possível criar uma Plataforma Integrada de Serviços especializados, pensada de acordo com o perfil e as demandas da sua empresa.

Entre em contato com um dos especialistas da IB e conheça todas as soluções que tornam a manutenção predial mais assertiva e econômica.

Sobre o autor

Carlos

Desenvolvimento de projetos de automação predial, segurança eletrônica, eficiência energética e conservação de energia na área predial, interoperabilidade com redes elétricas inteligentes. Desenvolvimento de sistemas de supervisão e controle predial e residencial (BMS).