Proteção de endpoint: o que é e como aumentar a segurança da sua empresa

Cybersecurity
Cybersecurity

Proteção de endpoint: o que é e como aumentar a segurança da sua empresa

 

O avanço da tecnologia levou ao desenvolvimento de ataques virtuais cada vez mais sofisticados e, atualmente, usar somente o antivírus deixou de ser uma medida eficaz para a segurança digital de empresas. Além disso, também houve uma expansão dos locais onde os dados corporativos podem ser acessados, o que exige um investimento em proteção de endpoints.

O armazenamento em nuvem faz parte da rotina da maioria das organizações e possibilita que os colaboradores possam acessar os dados e ferramentas de qualquer lugar. Assim, também cresce a quantidade de dispositivos móveis conectados à rede e estes necessitam de soluções em proteção de endpoints para evitar que todo o sistema seja comprometido.

No cenário atual, os endpoints tornaram-se o foco de hackers e desenvolvedores de malwares que buscam invadir redes para roubar dados corporativos.

A melhor maneira de reduzir a área de superfície de ataques e aumentar o monitoramento de equipamentos é utilizar ferramentas adequadas de segurança para agir de forma estratégica na prevenção.

O que é proteção de endpoint?

Endpoint, em tradução literal para o português, é “ponto de extremidade” e pode ser definido como os dispositivos finais que estão conectados a um terminal de rede – computadores, tablets, smartphones ou qualquer dispositivo conectado em uma rede interna ou externa.

A proteção de endpoint, portanto, envolve as atividades realizadas para assegurar que todos os dispositivos estejam protegidos contra ciberataques.

Para isso, o primeiro passo é garantir que os serviços de segurança estejam sempre atualizados, assim como os sistemas operacionais.

Ao utilizar uma ferramenta especializada em segurança de endpoints, é possível prevenir invasões em computadores, servidores e outros dispositivos conectados à rede da empresa.

Essa solução é capaz de detectar malwares, infiltrações e outros programas maliciosos que tentam invadir sistemas corporativos.

Se utilizada junto ao firewall, possibilita o monitoramento de atividades em tempo real e mantém os gestores informados sobre qualquer evento suspeito que possa se tornar uma vulnerabilidade.

Por que implementar uma solução de proteção de endpoints?

A principal vantagem da segurança de endpoints é a criação de uma estratégia proativa com o objetivo de resolver potenciais brechas para ataques. Dessa forma, é possível agir antes de um ataque acontecer e gerar prejuízos à organização.

Este método leva em consideração as novas tecnologias e ameaças que são difíceis de serem detectadas por outras ferramentas, como antivírus e firewalls, por exemplo.

As soluções em proteção de endpoints vão além dos malwares e ameaças mais comuns para agregar valor à segurança da organização como um todo.

Dessa forma, a administração de rede fica centralizada em apenas uma ferramenta e o gestor de TI pode controlar as permissões de uso, auditar a segurança, monitorar atividades em tempo real, obter relatórios detalhados, entre outras vantagens.

O Deceptive Bytes é uma plataforma israelense de cibersegurança fornecida pela IB Tecnologia e que cobre as técnicas de invasão mais avançadas e sofisticadas.

Para isso, cria informações dinâmicas e enganosas que interferem em qualquer tentativa de assumir o controle do ambiente, impedindo que o malware execute suas intenções maliciosas, garantindo que os endpoints e dados corporativos sejam protegidos.

A solução utiliza a tecnologia de engano ativo (deception), fazendo o malware acreditar que está em um ambiente hostil para atacar, e responde ativamente a ele de acordo com a sua evolução.

O Deceptive Bytes também ajuda a reduzir riscos, encargos e custos operacionais, já que não apresenta falsos positivos.

Além disso, aumenta as taxas de prevenção e detecção, contribuindo para a produtividade dos funcionários e aumentando a confiança na segurança da empresa.

O sistema oferece:

  • Proteção completa do sistema com manuseio preciso;
  • Implantação ágil e facilidade de operação;
  • Detecção e respostas em tempo real;
  • Prevenção contra ameaças desconhecidas e sofisticadas.

Dessa forma, sua empresa tem uma plataforma de defesa preventiva e proativa, cobrindo diversos cenários e interrompendo ameaças avançadas sem depender de assinaturas, padrões ou necessidade de atualizações constantes.

Entre em contato conosco e conheça a melhor solução em proteção de endpoints para aprimorar a cibersegurança da sua empresa.

Sobre o autor

Gabriel

Graduado em Gestão da Tecnologia da Informação com MBA em Gerenciamento de Projetos e mais de 10 anos de experiência na área. Possui certificação: Scrum Master, ITIL V3, COBIT 4.1, ISO 20000, ISO 27001 Auditor