Qual o papel do sistema de CFTV na segurança da sua empresa?

Todas as notícias Tecnologia Institucional Parceiros
Tecnologia

Qual o papel do sistema de CFTV na segurança da sua empresa?

Quando o assunto é segurança, a prevenção é sempre a melhor escolha. Nesse sentido, um sistema de Circuito Fechado de Televisão (CFTV), atualmente conhecido como vídeo vigilância, para empresas tem um papel fundamental para inibir ações criminosas e ajudar na tomada de decisões em casos de emergência.

Um sistema de CFTV de vídeo vigilância é composto por câmeras que estão conectadas a um dispositivo que processa, armazena e disponibiliza as imagens capturadas para os usuários. As câmeras podem ser instaladas em um ou em vários ambientes, possibilitando que as gravações sejam acessadas a qualquer momento.

Com a tecnologia atual, existem diversas opções de câmeras que oferecem maior qualidade nas imagens e possibilitam a análise de vídeo inteligente, uma maneira de detectar incidentes de maneira automatizada.

Além disso, um sistema de vídeo vigilância pode ser integrado a outros sistemas de segurança, como alarmes, controle de acesso e proteção contra incêndios, oferecendo uma proteção completa para a empresa.

Assim, uma das principais vantagens do circuito interno é seu custo-benefício, já que o gasto com manutenção é relativamente baixo. Saiba mais sobre a importância desse sistema para a sua empresa:

Ajuda a inibir práticas criminosas

A presença ostensiva das câmeras tem um efeito psicológico sobre o comportamento das pessoas, ajudando a prevenir ações criminosas como roubos ou invasões.

Por isso, esses dispositivos são fundamentais para a segurança de uma empresa, pois ajudam a proteger equipamentos de valor, contratos, projetos e até mesmo informações que podem colocar em risco o funcionamento do negócio.

Atualmente existem diversas opções de câmeras, com vários tamanhos e funcionalidades que permitem sua instalação em qualquer lugar. Com isso, é possível criar uma sensação de segurança nos colaboradores e visitantes da organização, além de inibir práticas criminosas.

Contribui para identificar os responsáveis por alguma ação

Com um sistema bem elaborado, é possível acessar as gravações rapidamente e identificar os responsáveis por alguma ação.

Assim, se houver um incidente, a necessidade de testemunhas é reduzida e a empresa contribui para o trabalho da polícia ao fornecer as imagens que podem ser consultadas sempre que necessário.

O CFTV também contribui para evitar perdas de mercadorias, pois facilita o monitoramento constante de pessoas e veículos na empresa, otimizando o trabalho dos profissionais responsáveis pela segurança do local.

Monitoramento de vários ambientes ao mesmo tempo

Existem vários tipos de câmeras para vídeo vigilância que são indicadas para ambientes diferentes, como fixas, móveis ou com cobertura 360º.

Essas câmeras podem ser instaladas em espaços internos ou externos e com funções diferentes, como monitoramento da entrada e saída ou de um ponto específico em que estão guardados objetos de valor, por exemplo.

Por isso, ao realizar o projeto de um sistema de segurança, é preciso levar em consideração as características do local para escolher o equipamento mais indicado.

Assim, é possível reduzir a necessidade de vigilantes na empresa, já que o sistema permite o acompanhamento de locais remotos em tempo real.

Melhora no ambiente de trabalho

Criar um ambiente seguro para colaboradores e clientes é fundamental para o sucesso de uma empresa e a presença de câmeras nos espaços internos e externos ajuda a criar essa sensação, deixando todos mais tranquilos.

Além disso, um sistema eficiente também ajuda a garantir a integridade dos bens materiais da organização, com a garantia de que, se houver um incidente, poderá ser resolvido com mais rapidez devido às imagens gravadas.

Por isso, a elaboração de um projeto eficiente de circuito interno requer alguns cuidados como o respeito à legislação local e às condições ambientais de cada espaço, assim como a escolha dos equipamentos para garantir a melhor cobertura em termos de imagem.

O profissional que irá realizar o projeto deve ter formação e registro junto ao sistema CONFEA, garantindo a qualidade dos serviços e conformidade com as normas técnicas e legislação em vigor.

Na IB Tecnologia, nós oferecemos as melhores e mais eficientes soluções em tecnologia, desde o projeto até a manutenção do sistema de CFTV. Entre em contato conosco e conheça todas as opções para melhorar a segurança da sua empresa.

Sobre o autor

Carlos

Desenvolvimento de projetos de automação predial, segurança eletrônica, eficiência energética e conservação de energia na área predial, interoperabilidade com redes elétricas inteligentes. Desenvolvimento de sistemas de supervisão e controle predial (BMS).