Radar Terrestre: uma nova fase para a segurança industrial

Todas as notícias Tecnologia Institucional
Institucional

Radar Terrestre: uma nova fase para a segurança industrial

A segurança perimetral é uma área da indústria que não permite descuidos, por isso o uso de radares de alta tecnologia tem se mostrado uma opção eficiente e mais econômica.

Inovação é um fator determinante para manter o poder competitivo na indústria. No entanto, é preciso levar esse conceito para além do núcleo produtivo da empresa, buscando aproveitar tudo que as novas soluções podem oferecer.

Uma área que tem sido beneficiada por ideias inovadoras é a segurança perimetral no ambiente industrial. Desde que a utilização de radares terrestres deixou de ser uma exclusividade das forças militares, a proteção e economia que se pode alcançar na segurança pública e privada atingiu um novo patamar.

Com uma infraestrutura mais compacta e de melhor custo-benefício, a tecnologia de radares terrestres conseguiu superar os complexos sistemas de segurança, que além do custo elevado exigem manutenções e deslocamentos de equipes com maior frequência.

O impacto do sistema de radar na indústria

Para promover uma diminuição estrutural, o radar terrestre é associado a um sistema VMS (Sistema de Gerenciamento de Vídeo) com câmeras Speed Dome. Dessa forma, é possível conseguir uma área de cobertura muito maior, reduzindo drasticamente a quantidade de câmeras necessária.

Essa redução representa um melhor aproveitamento da estrutura disponível e a aplicação inteligente de recursos, o que impacta positivamente as finanças. A economia gerada também é percebida em um menor custo de implantação e de manutenção já que o sistema de radar utiliza tecnologia sem fio.

Ideal para espaços amplos de monitoramento, a tecnologia wireless permite que o sistema dispense o emprego de grandes estruturas para instalação, podendo ser gerido e configurado via IP. Toda essa praticidade é aliada ao baixo consumo de energia do sistema, que conta com alimentação via painéis solares.

Qual o problema com os sistemas antigos?

A concepção presente no mercado aposta nos sensores de intrusão analógicos para garantir a proteção perimetral na indústria. Entretanto esse tipo de tecnologia é responsável por um alto índice de alarmes falsos, o que compromete a confiabilidade do sistema e gera deslocamentos desnecessários de equipes de segurança.

Essa defasagem na segurança perimetral do setor industrial representa um alto potencial de prejuízos. Invasões podem significar perdas financeiras com roubos de cargas e de equipamentos vitais para a produção, além dos riscos relacionados a dispositivos que possuam informações confidenciais e estratégicas.

Nesse cenário de vulnerabilidade não apenas a produtividade fica comprometida, mas também a reputação da empresa que pode ser afetada por invasões que levem perigo à qualidade dos produtos e à integridade física dos colaboradores.

Soluções oferecidas pela IB Tecnologia

A importância da segurança faz com que seja cada vez mais necessário utilizar sistemas que atuem de forma integrada. Segundo Stewart Dewar, gerente de produtos para detecção perimetral da Senstar, “a integração e a disposição em camadas de diferentes tecnologias de detecção de intrusão no perímetro oferecem aos clientes as melhorias mais significativas na segurança do local”.

A diminuição do número de alarmes falsos é apenas uma das vantagens possibilitadas pela detecção perimetral feita por Radar Terrestre da IB. A tecnologia é imune ao impacto de efeitos climáticos como chuva, vento, sol e neblina, entregando alta eficiência na identificação de invasões seja qual for a condição meteorológica.

A luminosidade é outro fator que não representa problema para essa tecnologia. Em ocorrências diurnas ou noturnas, os radares integrados ao sistema de câmeras são capazes de identificar alvos em tempo real, fornecendo sua localização exata e informações como número de alvos, velocidade de deslocamento etc.Buscando oferecer o máximo em tecnologia de proteção perimetral a IB Tecnologia atende a todas as normativas do Ministério do Exército, para comercializar e realizar instalações de sistemas de radar terrestre. Solicite um orçamento e eleve o nível de segurança na sua empresa, com eficiência e economia.

Sobre o autor

Carlos

Desenvolvimento de projetos de automação predial, segurança eletrônica, eficiência energética e conservação de energia na área predial, interoperabilidade com redes elétricas inteligentes. Desenvolvimento de sistemas de supervisão e controle predial e residencial (BMS).