Reconhecimento facial: segurança inteligente na sua empresa

Todas as notícias Tecnologia Institucional
Tecnologia

Reconhecimento facial: segurança inteligente na sua empresa

Quando se fala em segurança de empreendimentos com áreas restritas e fluxo constante de pessoas, a prevenção é a estratégia mais eficaz. Para isso, são empregadas soluções como: uso de credenciais, identificação biométrica, estabelecimento de níveis de acesso e outros recursos que constituem o controle de acesso.

O uso combinado dessas soluções é capaz de oferecer o nível de segurança que empresas de diferentes portes necessitam, mas esse padrão tem se aprimorado com uma tecnologia que até pouco tempo estava presente apenas na ficção.

Olho e cérebro digitais 

A popularização das câmeras digitais representou um acesso mais fácil a tecnologias de vídeo com foco em entretenimento. Hoje, diversos aplicativos são capazes de marcar pessoas em fotos, detectar expressões faciais e até montar um banco de dados com os rostos presentes nas imagens que você armazena na nuvem.

Todo esse avanço no uso cotidiano de tecnologias de reconhecimento facial, agora está se popularizando na área da segurança e controle de acesso em instalações prediais ou industriais. Empresas e indústrias passaram a contar com um método mais preciso de identificação de pessoal autorizado e de possíveis ameaças ao patrimônio, bem como às pessoas presentes no local.

Como funciona

Dentre as possibilidades de uso dessa tecnologia está a identificação por biometria facial, na qual um algoritmo processa dados com base na geometria do rosto de cada indivíduo para sua identificação.

As câmeras instaladas em locais de acesso restrito fazem a leitura do rosto dos indivíduos que se aproximam, para que em seguida o software realize a busca de um rosto correspondente entre as imagens contidas no banco de dados.

Esse também é um dos sistemas de mais fácil implementação quando se pensa em migrar de um sistema passivo de segurança para um proativo, em que se deseja detectar uma pessoa ou grupo de pessoas já anteriormente identificadas como de potencial risco à sociedade.

Investimento com muitos benefícios

Além de oferecer um nível muito mais alto de segurança, a implementação do sistema de reconhecimento facial ainda oferece:

  • ganho de tempo: o acesso a áreas restritas torna-se mais ágil;
  • economia: os custos com mão-de-obra especializada e treinamento são reduzidos;
  • eficácia: redução drástica de falhas humanas;
  • sensação de segurança: a presença do sistema no edifício faz com que funcionários e visitantes tenham a percepção de que estão mais protegidos.

Assertividade do sistema

Os modernos sistemas de reconhecimento facial empregam técnicas de Deep Learning, que é a base dos sistemas de inteligência artificial (IA). Redes neurais são treinadas para “aprender” como identificar rostos e diferenciar pessoas pela geometria da face.

Deste modo, à medida que são utilizados, os sistemas tornam-se mais confiáveis, aperfeiçoando-se com as informações resultantes das suas identificações. Um falso positivo de identificação que é informado ao sistema permite que ele seja realimentado com a informação sobre onde errou, assim não mais incorrerá no mesmo erro.

Só confie em especialistas 

Para que a instalação e funcionamento do sistema de reconhecimento facial seja garantida é preciso contar com uma equipe altamente profissional. A IB Tecnologia possui ampla experiência em sistemas voltados ao controle de acesso e realiza a implementação de reconhecimento facial, utilizando tecnologia de ponta. 

Suas soluções oferecem ao consumidor reconhecimento facial de alto padrão, precisão e agilidade na identificação de rostos, além de uma instalação prática, com integração facilitada a sistemas já existentes.

Condições como luz ambiente, fluxo de pessoas, funcionalidades e nível de confiabilidade do sistema são importantes para a definição da melhor solução de mercado para cada projeto.

Eleve o nível de segurança na sua empresa, com quem é especialista em reconhecimento facial. Solicite um orçamento e tenha acesso a segurança de alto padrão!

Sobre o autor

Carlos

Desenvolvimento de projetos de automação predial, segurança eletrônica, eficiência energética e conservação de energia na área predial, interoperabilidade com redes elétricas inteligentes. Desenvolvimento de sistemas de supervisão e controle predial e residencial (BMS).