Segurança do data center: conheça os fatores mais importantes

Todas as notícias Tecnologia Institucional Parceiros
Tecnologia

Segurança do data center: conheça os fatores mais importantes

Backup, redundância e estabilidade são alguns elementos importantes para a segurança de um data center. O local hospeda informações essenciais para o funcionamento da empresa e deve ser protegido contra ataques, ameaças e acessos não autorizados. Para isso, a organização deve investir tanto em segurança física quanto de rede para evitar violações.

 

A falta de segurança do data center pode levar à exposição ou roubo de informações da empresa ou de seus clientes. A violação desses dados geralmente causa prejuízo financeiro à instituição e também para a sua reputação no mercado.

 

Assim, para evitar a violação das informações presentes no centro de distribuição, é fundamental ter um projeto de segurança que envolva proteção contra incêndios, controle de acesso, sistema de vigilância e outros fatores essenciais para proteger o data center de ameaças.

 

Fatores importantes para a segurança do data center

 

Atualmente, a maioria das empresas armazena suas informações em ambientes digitais, o que abre uma brecha para hackers realizarem ciberataques e acessarem dados altamente sigilosos. 

 

Por isso, o uso da tecnologia também trouxe diversos riscos e as empresas precisam enfrentar as pressões do mercado para garantir a segurança de suas informações.

 

Nesse cenário, consumidores, parceiros e órgãos do governo cobram das empresas a adoção de medidas rígidas de proteção de dados. 

 

Dessa forma, investir na defesa das informações é um passo estratégico para que a empresa esteja de acordo com normas locais e internacionais de segurança, como a ISO/IEC 27002, de segurança da informação, e a ANSI/TIA-942.

 

Esta última detalha os requisitos mínimos para a infraestrutura de data centers, de acordo com o grau de disponibilidade e redundância dos equipamentos. Para isso, classifica esses locais em quatro níveis (TIER I, II, III e IV), a partir da avaliação individual de quatro áreas:

 

  • Telecomunicações;
  • Arquitetura;
  • Elétrica;
  • Mecânica.

 

Assim, a classificação geral do data center é igual à nota mais baixa de todas, ou seja, o elo mais vulnerável que pode gerar alguma falha e colocar toda a estrutura em risco.

 

Além disso, manter um ambiente confiável e adotar boas práticas contribui para a qualidade dos processos internos e melhora a imagem da organização, atraindo novos investidores, clientes e parceiros.

 

Confira alguns fatores importantes para a segurança física do data center:

 

 

  • Localização estratégica

 

 

Em geral, os servidores que armazenam informações confidenciais da empresa ficam em locais afastados dos centros urbanos para dificultar o acesso de pessoas não autorizadas e proteger os computadores de danos externos.

 

Dependendo dos tipos de dados presentes nesses locais, os equipamentos podem ficar separados do restante da empresa para facilitar a segurança física e reduzir as chances de acesso de pessoas mal-intencionadas.

 

 

  • Controle de acesso

 

 

O controle de acesso é um sistema de segurança fundamental para qualquer empresa e adquire uma importância ainda maior quando a organização lida com informações sigilosas. 

 

Em um mesmo data center, podem ser utilizados vários tipos de controle de acesso de acordo com o nível de autorização de cada usuário, como senhas, biometrias e cartões, por exemplo.

 

Dessa forma, todas as informações ficam registradas em um sistema unificado e é possível evitar que colaboradores de uma área diferente tenham acesso aos servidores principais.

 

 

  • Sistema de vigilância

 

 

Dependendo do tamanho do data center e das necessidades da empresa, pode ser utilizado um sistema de vigilância com câmeras externas e internas para monitorar em tempo real todas as situações ocorridas no local.

 

Com isso, é possível manter um registro permanente dos fatos e reduzir os riscos de exposição dos colaboradores que compõem a equipe de segurança. 

 

A empresa pode contar ainda com um projeto integrado a alarmes de intrusão ou outros sistemas de segurança para automatizar os processos e tornar a proteção das informações mais eficiente.

 

 

  • Proteção contra danos

 

 

A segurança do data center não envolve apenas a proteção contra pessoas mal-intencionadas, mas também deve incluir danos físicos, aquecimento excessivo, incêndios e curtos-circuitos.

 

Para isso, o local deve ter equipamentos de controle de temperatura, fumaça e umidade, por exemplo, para prevenir e detectar com antecedência possíveis acidentes que colocam em risco o funcionamento dos servidores.

 

Ao adotar um projeto completo para proteger o local, a empresa passa a atuar de maneira preventiva e não apenas reativa. 

 

Assim, é possível economizar recursos e otimizar o tempo dos profissionais, que podem se dedicar a aperfeiçoar os processos internos e criar novos projetos para aumentar a competitividade da organização.


Para saber mais sobre a segurança de data centers, entre em contato com nossos especialistas. A IB Tecnologia atua em todas as etapas, desde a elaboração até a implantação do projeto, e fornece soluções personalizadas para atender às necessidades da sua empresa.

Sobre o autor

Carlos

Desenvolvimento de projetos de automação predial, segurança eletrônica, eficiência energética e conservação de energia na área predial, interoperabilidade com redes elétricas inteligentes. Desenvolvimento de sistemas de supervisão e controle predial (BMS).