Segurança nas escolas: como proteger sua instituição de ensino

Todas as notícias Tecnologia Institucional Parceiros
Tecnologia

Segurança nas escolas: como proteger sua instituição de ensino

Investir em segurança é importante para qualquer empresa, especialmente instituições de ensino. A segurança nas escolas, assim como a qualidade da educação e o investimento em tecnologias, por exemplo, é um dos fatores decisivos para os pais que buscam um lugar para matricular seus filhos.

Dessa forma, o primeiro passo para garantir a segurança nas escolas é investir em prevenção e monitoramento para ter um controle mais eficaz das pessoas que entram e saem da instituição. Para isso, é preciso realizar uma avaliação da escola e do ambiente em que está inserida para criar um planejamento de acordo com as necessidades de cada local.

Assim, com o planejamento de ações voltadas para a segurança, o gestor escolar cria um ambiente favorável ao aprendizado e mantém alunos, professores e demais profissionais protegidos. Confira alguns sistemas de segurança para escolas:

1. Controle de acesso

Existem vários tipos de controle de acesso que podem ser utilizados em instituições de ensino de diversos tamanhos e evitam a entrada de pessoas desconhecidas no local, como cartões de acesso ou leitura biométrica sem contato, por exemplo.

Além disso, este sistema pode ser usado para controlar a frequência dos estudantes e evita o congestionamento nos horários de entrada e saída das aulas.

Um equipamento eficiente de controle de acesso pode ainda ser integrado a outras funcionalidades, como sistema de alarme e câmeras de segurança, por exemplo, para oferecer proteção completa às pessoas e ao patrimônio da instituição.

2. Detecção e combate a incêndios

O sucesso no combate a um incêndio depende da sua identificação precoce, portanto, investir em equipamentos de detecção é fundamental para garantir a segurança de um ambiente com alto fluxo de pessoas, como as instituições de ensino.

Os dispositivos devem ser instalados de forma adequada e de acordo com as características e vulnerabilidades de cada local, por isso é importante contar com profissionais especializados e investir em equipamentos de qualidade.

Assim, com um sistema eficaz, é possível controlar rapidamente qualquer situação sem colocar em risco as pessoas que estão no local.

3. Circuito Fechado de Televisão (CFTV)

O CFTV é uma tecnologia amplamente utilizada em empresas de diversos segmentos e tamanhos, inclusive instituições de ensino. Com a presença ostensiva de câmeras, pessoas mal-intencionadas ficam inibidas de agir e é possível monitorar o comportamento dos alunos e profissionais da instituição.

As diversas opções de câmeras, que podem ser móveis ou fixas e contar com tecnologia embarcada, permitem que sejam realizadas rondas virtuais e simultâneas de maneira remota, sem colocar os colaboradores em risco. Outra vantagem da utilização de câmeras de segurança é evitar a fuga dos alunos e fornecer informações aos pais sobre a localização dos filhos.

Assim, para garantir a segurança nas escolas, o CFTV é fundamental para acompanhar situações, mesmo em locais mais afastados, e registrar as gravações para serem utilizadas no futuro, se necessário.

4. Proteção perimetral

O sistema de proteção perimetral utiliza diversos dispositivos para inibir e detectar intrusões nas áreas da instituição de ensino. Com as novas tecnologias, é possível reduzir os alarmes falsos e integrar equipamentos em uma plataforma unificada de operação, aumentando a eficiência do sistema como um todo.

Dessa forma, os gestores possibilitam que alunos, pais e professores tenham maior sensação de proteção, o que torna a escola um ambiente mais agradável e melhora o processo de ensino e aprendizado.

No entanto, é importante destacar que as medidas de segurança terão maior eficácia se forem planejadas e executadas corretamente por profissionais. Além disso, a integração entre os sistemas oferece a segurança completa do local e aumenta a confiança dos pais na instituição.

A IB Tecnologia tem 20 anos de experiência e atua em todas as etapas, desde o projeto até a instalação de sistemas de segurança nas escolas e outros ambientes. Entre em contato conosco e encontre a solução ideal para a sua instituição de ensino.

Sobre o autor

Carlos

Desenvolvimento de projetos de automação predial, segurança eletrônica, eficiência energética e conservação de energia na área predial, interoperabilidade com redes elétricas inteligentes. Desenvolvimento de sistemas de supervisão e controle predial (BMS).