CFTV

Circuito fechado de televisão

Tecnologia amplamente utilizada em segurança eletrônica de empresas.

Tecnicamente denominado Circuito Fechado de TV ou CFTV, um sistema de monitoramento de imagens é formado por uma câmera para captura da imagem ou vídeo vigilância e consiste basicamente de três níveis: as câmeras para captura das imagens, um meio de transmissão dessas imagens e um equipamento de gravação e visualização das imagens.

As principais funcionalidades do CFTV são:

Efeito Psicológico

A presença ostensiva de câmeras age sobre o comportamento das pessoas, que agem de forma diferente ao saber que estão sendo monitoradas.

Registro permanente dos fatos

Possibilita o uso das imagens para identificar falhas e utilização em processos forenses quando necessário.

Acompanhamento de situações

Realizado em tempo real e de locais remotos.

Redução da exposição

Menor risco da equipe de segurança e das pessoas, pois permite a telepresença.

Rondas virtuais e simultâneas

Viabilizada em vários locais, de forma remota por centrais de monitoramento.

Análise de vídeo inteligente

Detecta incidentes de forma automatizada, gerando alertas aos operadores.

câmeras de vídeo

Qual a melhor para a sua empresa?

As câmeras são fabricadas com tecnologias diferentes, de acordo com sua aplicação. Uma câmera pode disponibilizar uma imagem em preto e branco ou em cores, para permitir ao operador visualizar e identificar alguma situação, ou ainda disponibilizar uma imagem térmica, com apresentação de informações sobre o contraste térmico da imagem, dependendo da aplicação desejada e do projeto onde é instalada.

As câmeras são classificadas de forma genérica em três grandes grupos:

Câmeras fixas: Não podem alterar a linha de visada uma vez instaladas e fixadas, no entanto, podem ser dotadas de lentes com ajuste de zoom e foco;

Câmeras móveis: Possuem motores que permitem movimentação da linha de visada nos três eixos, chamados de movimentos P (panorâmico), T (tilt) e Z (zoom);

Câmeras multisensores: Também chamada de câmera 180º e de 360º, conforme a quantidade de sensores de imagem pode cobrir 360º simultaneamente, empregando movimentação digital, sem partes móveis.

O encapsulamento e recursos de cada câmera podem variar de acordo com sua aplicação, assim uma câmera pode ser dotada de iluminador de infravermelho (IR), de caixa de proteção à prova de água, à prova de explosão, entre outros recursos.

Gravadores de imagens

São os equipamentos responsáveis por receber as imagens e realizar o processamento, visualização, gravação e recuperação das imagens do sistema.

Existem diversas tecnologias de CFTV, que evoluíram através das gerações de equipamentos, as quais podemos destacar no quadro a seguir uma que mostra os tipos de gravadores de vídeo que basicamente caracterizam uma determinada geração tecnológica:

GERAÇÃO DE CFTV
TIPO DE GRAVAÇÃO Time lapse DIGITAL VIDEO RECORDER HYBRID VIDEO RECORDER NETWORK VIDEO RECORDER EDGE VIDEO RECORDER CLOUD RECORDER
MEIO DE GRAVAÇÃO Fitas VHS HDD Local HDD Local Rede (NAS/SAN) SD Card Nuvem
CLASSIFICAÇÃO Analógico Digital HíBrido IP+Digital IP Borda Nuvem

O projeto de CFTV

A elaboração de um projeto de CFTV requer alguns cuidados, com o objetivo de obter-se o melhor resultado possível em termos de cobertura de imagens, respeito a legislação local e condições ambientais de cada instalação.

Existem diversas ferramentas disponíveis para dimensionar as lentes de uma câmera, a resolução da imagem, bem como tempo de gravação e retenção das imagens, parâmetros que devem ser considerados no projeto do CFTV.

O profissional adequado para executar um projeto de CFTV deve ter uma formação e registro junto ao sistema CONFEA, de forma que sejam assegurados aos clientes e usuários serviços de qualidade e conformidade com as normas técnicas e legislação em vigor.

Desenho projeto CFTV

QPC - A NOSSA CULTURA

A missão da IB Tecnologia é ser referência em qualidade no fornecimento de soluções de alta tecnologia em segurança e automação predial para empresas, por meio do atendimento das necessidades do cliente, da valorização de seus colaboradores, cotistas e fornecedores, e do respeito à sociedade e ao meio ambiente.

Para alcançar a nossa missão, a IB Tecnologia desenvolveu o QPC, uma nova cultura baseada em qualidade, até nos pequenos detalhes, cumprimento de prazos e controle dos custos previstos para elaboração de cada projeto. Esse conceito foi criado pensando-se no cliente, pois a satisfação do cliente é o que satisfaz a IB Tecnologia, seus colaboradores e fornecedores. O QPC possui três pilares que se completam e são sempre aplicados em conjunto.

Saiba mais sobre o QPC

O QUE PODEMOS FAZER PELA SUA EMPRESA

A IB Tecnologia fornece soluções que ultrapassam a simples aplicação de produtos, agregando valor por meio de serviços especializados que incluem consultoria inicial de especificação, análise crítica de projetos, elaboração de propostas e projetos, fornecimento e instalação de sistemas, comissionamento, treinamento, operação e manutenção continuada dos sistemas.

Parceiros

Cada parceiro da IB Tecnologia acredita em nossas ações, direcionadas para a constante melhoria e aprimoramento da qualidade de nossos serviços e produtos, com foco na satisfação dos clientes.

ENTRE EM CONTATO E CONHEÇA MELHOR NOSSAS SOLUÇÕES

Blog

Tecnologia

Controle de acesso: como escolher o melhor para meu empreendimento?

O controle de acesso é fundamental para a segurança de um empreendimento. Saiba como escolher o melhor tipo de controle de acesso.

leia mais
Tecnologia

Entenda a importância da cybersecurity para dispositivos IoT

Os dispositivos de IoT podem ser uma brecha na rede e facilitar ciberataques. Entenda por que investir em cybersecurity e proteja seus dados de hackers.

leia mais
Tecnologia

Sistema de automação predial: tudo o que você precisa saber

Com um sistema de automação predial, é possível controlar diversos dispositivos em um só lugar. Confira as vantagens do BAS para a sua empresa.

leia mais
VEJA MAIS NOTÍCIAS EM NOSSO BLOG