A automação pode ser definida como um sistema automático de controle pelo qual os mecanismos verificam seu próprio funcionamento, efetuando medições e introduzindo correções, com o mínimo da interferência humana. Um dos maiores benefícios em ter um sistema de automação é a redução de custos e aumento na velocidade de produção. A automação está presente em diferentes níveis de atividades do homem, desde as residências, no trânsito, através de sistemas de controle de tráfego e sinalização, nos edifícios comerciais, processos de compra, venda e transporte de bens, processos industriais. Conheça no post de hoje dois tipos de automação: predial e residencial.
O que é a Automação Residencial?
A automação residencial foi pensada para facilitar a vida dos moradores. Através da tecnologia, a necessidade por conforto e segurança pode ser suprida com sistemas de automação adaptados para ambientes residenciais. Atualmente, já é fácil de encontrar no mercado uma gama de possibilidades práticas e econômicas que utilizam a automação, desde a básica até a mais abrangente, em sistemas de integração para diversos ambientes. O resultado é um ambiente prático, confortável, agradável, mais bonito, valorizado e seguro, de acordo com o interesse do usuário.
Em uma residência automatizada, o morador pode controlar sua casa usando interfaces intuitivas, como smartphone e tablets. Nesse sistema, todos os componentes eletrônicos trabalham juntos. Algumas das aplicações em automação residencial incluem:
- Circuitos Fechados de Televisão (CFTV),
- Controle de acesso por biometria;
- Porteiro e portões eletrônicos, fechadura eletrônica para portas;
- Sistema de segurança em geral computadorizado e automatizado;
- Controle de luminosidade de ambientes, controle de umidade, temperatura e ar-condicionado;
- Controle de áudio, home theater e entretenimento;
O que é a Automação Predial?
O sistema de automação predial é um conjunto integrado de várias ferramentas tecnológicas – computadores, softwares, instrumentos controladores – capazes de melhorar a eficiência das instalações e controlar vários componentes dentro da estrutura de um edifício, como alarmes de aquecimento, ventilação, ar condicionado e segurança.
Esse sistema é adotado quando é preciso que algumas tarefas ou ações sejam executadas sem a necessidade de intervenção humana. A automação predial busca trazer para os mais variados tipos de edifícios e condomínios; segurança, conforto, economia, facilidade e comodidade para seus usuários e condôminos; através de sistemas eletrônicos inteligentes e automatizados de controle de acesso, monitoramento eletrônico, circuitos fechado de TV, sistemas de iluminação inteligentes equipados com sensores, controle de temperatura, entre outros benefícios proporcionados pela Automação.
Qual a diferença entre automação predial e residencial?
Apesar de terem funções similares, existe uma diferença entre os dois tipos de automação. A automação residencial é indicada para casas independentes, que não compartilham os sistemas de energia elétrica ou água com outras. No caso da automação predial, o sistema é aplicado em empreendimentos onde a técnica de instalação é diferente em razão do fato de existir um sistema central que é subdivido para os vários apartamentos e salas.
Contudo, as duas tecnologias possuem o mesmo objetivos: dinamizar ações do dia a dia e tornar o espaço mais prático, seguro, econômico e confortável.
A IB tecnologia oferece as mais adequadas soluções na área de automação predial, focando seu trabalho na avançada tecnologia e na qualidade para seus clientes. Nossos projetos possuem certificação LEED (Leadership in Energy Engineering Design), um selo internacional de avaliação da aderência do sistema de automação predial às melhores técnicas de eficiência energética e de segurança.
Engenheiro Eletricista e Mestre em Desenvolvimento de Tecnologias, Especialista em Cybersecurity, com atuação no desenvolvimento de projetos de instalações elétricas e automação predial, segurança eletrônica, eficiência energética e conservação de energia na área predial.
Desenvolvimento de sistemas de supervisão e controle predial e residencial (BMS).