Cabeamento Estruturado: a importância das normas para a indústria

A correta aplicação de normativas resulta em economia, crescimento planejado e principalmente segurança para o integrador e para o cliente.

23/04/2019 Aprox. 6min.
Cabeamento Estruturado: a importância das normas para a indústria

A correta aplicação de normativas resulta em economia, crescimento planejado e principalmente segurança para o integrador e para o cliente. 

Dentro da indústria, o sistema de cabeamento estruturado é responsável por conectar as diferentes tecnologias de sistemas baseados em padrões de instalação. Indo muito além da utilização em escritórios, a conexão entre os complexos sistemas de automação é o que tem determinado os elevados índices de eficiência industrial.

Para oferecer respostas ágeis, os computadores industriais demandam a implementação de uma conexão de qualidade, com alta velocidade de transferência de dados e alta disponibilidade. Em busca dos melhores resultados é preciso prever os danos que são comuns nos sistemas de cabeamento, causados por: poeira e materiais particulados, umidade elevada, agentes corrosivos e desgastes constantes.

No Brasil, é comum recorrer a instalações improvisadas dos sistemas de cabeamento que promovem a conexão de toda uma rede de computadores, ignorando as etapas de planejamento e procedimentos técnicos. A má estruturação do sistema de cabeamento costuma ser responsável por cerca de 70% dos problemas apresentados na rede e pelos riscos à segurança do tráfego de dados.

Observando o cenário nacional, pode-se constatar que, infelizmente, grande parte das empresas e indústrias não possui um sistema estruturado, o que implica em uma necessidade frequente de manutenções, perda de rendimento e dificuldades para futuras expansões da infraestrutura de informática.

Conheça as principais normas

ABNT – NBR 145465

Considerada uma das primeiras criadas no Brasil, essa norma regulamenta os projetos de cabeamento estruturado realizados em espaços residenciais e comerciais.

TIA- 568A/B e TIA-569A/B

A TIA normatiza estruturas que comportam Data Centers. Sua aplicação está ligada a disponibilidade e redundância, preocupações essenciais em ambientes que abrigam os centros nervosos das organizações. Essa norma é composta por 4 tiers (níveis), que são grupos distintos e independentes, divididos em redundância, telecomunicação, arquitetura, estrutural e parte elétrica. 

EIA

Esse padrão é voltado à categorização dos cabeamentos de acordo com características, como: largura de banda, atenuação, comprimento e desempenho.

Importância e benefícios

Os cuidados a serem tomados na correta implementação de um sistema de cabeamento são estabelecidos por algumas dessas normas que, quando seguidas corretamente, trazem diversos benefícios a curto e longo prazo.

Produtividade e segurança

Em conformidade com a normas, o sistema é capaz de realizar o compartilhamento de dados com maior agilidade, o que impacta diretamente a produtividade e integração dos setores de uma empresa ou indústria.

Paralelamente, a aplicação das normas garante que esses processos ocorram com maior segurança no tráfego de dados. Essa padronização é indispensável no que diz respeito à proteção do aspecto físico da rede, pois aumenta a previsibilidade de erros, evitando a perda de dados importantes e conexões vitais para a alimentação do banco de dados.

Economia na manutenção

Um outro aspecto importante da normatização do sistema de cabeamento estruturado se refere ao momento em que manutenções são inevitáveis. O ideal é que elas ocorram de forma objetiva e rápida, para diminuir o máximo possível o impacto na produtividade. Um sistema alinhado com as normas apresentará maior organização e irá corresponder a um padrão preestabelecido, o que facilita o trabalho de identificação e correção das falhas.

Projetos alinhados às principais normas

Para oferecer soluções de cabeamento estruturado que promovam a segurança no tráfego de dados, a IB Tecnologia elabora e executa projetos em conformidade com as normativas da NBR 14565 e da TIA568-A/B, TIA569-A/B. Além disso, possui certificação junto aos principais fabricantes de soluções de conectividade.

Em projetos que simplificam a infraestrutura de redes, principalmente para grandes áreas horizontais ou PON-LAN (Passive Optical Netwrok – Local Area Network) a IB aplica o que existe de mais moderno em arquitetura de redes ópticas passivas (GPON - Gigabit Passive Optical Network).

A aplicação de normativas é a garantia da implementação de projetos de cabeamento estruturado seguros e com alta eficiência na indústria.

Utilize as normas a favor da sua empresa!

Carlos

Carlos

CTO

Engenheiro Eletricista e Mestre em Desenvolvimento de Tecnologias, Especialista em Cybersecurity, com atuação no desenvolvimento de projetos de instalações elétricas e automação predial, segurança eletrônica, eficiência energética e conservação de energia na área predial. Desenvolvimento de sistemas de supervisão e controle predial e residencial (BMS).


Posts relacionados

Soluções de monitoramento inteligente para infraestrutura crítica
Institucional
Saiba mais
19/12/2022 Aprox. 17min.

Soluções de monitoramento inteligente para infraestrutura crítica

Automação predial, detecção e combate a incêndio e CFTV: conheça essas e outras soluções de monitoramento inteligente para infraestrutura crítica.

Segurança física nas empresas: conheça os 5  principais riscos e como evitá-los
Institucional
Saiba mais
24/08/2022 Aprox. 12min.

Segurança física nas empresas: conheça os 5 principais riscos e como evitá-los

Conheça os cinco principais riscos à segurança física nas empresas e veja as medidas de proteção para evitar os danos que eles podem causar.

O que são e como funcionam os sistemas fixos de combate a incêndio?
Institucional
Saiba mais
20/07/2022 Aprox. 13min.

O que são e como funcionam os sistemas fixos de combate a incêndio...

Confira o que são, como funcionam e as principais características dos sistemas fixos de combate a incêndio.