Como funcionam os analíticos de vídeo? Conheça as vantagens do uso

Os sistemas de monitoramento são fortalecidos com o uso de analíticos em vídeo. Com diversas aplicabilidades, o recurso atua de forma automatizada.

26/10/2022 Aprox. 7min.
Como funcionam os analíticos de vídeo? Conheça as vantagens do uso

Um sistema de monitoramento de imagens, também denominado como Circuito Fechado de TV (CFTV), é formado por uma câmera para captura de imagem ou vídeo de vigilância em tempo real. Na atualidade, esse sistema ganha força com os analíticos de vídeo.

Com apoio da Inteligência Artificial (IA), projetos de segurança elaborados com este recurso possibilitam a análise de vídeo inteligente, que pode detectar incidentes de forma automatizada, gerando alertas aos operadores.
A seguir, explicaremos o que são os analíticos de vídeo, como podem ser utilizados e as vantagens de uso. Continue a leitura para saber!

O que são analíticos de vídeo?

Os analíticos de vídeo são uma parte do sistema de videomonitoramento que analisam e detectam as imagens automaticamente. Com eles, é possível identificar objetos, formas, comportamentos, deslocamentos, velocidades, posições, entre outros.

Essa solução de IA pode ser usada em conjunto com a vigilância eletrônica, já que o sistema de automação de análise de vídeos de segurança é capaz de examinar áreas de acordo com a necessidade do local, ou seja, é personalizável.

Por isso, a tecnologia presente nos analíticos de vídeo pode ser aplicada em diversos segmentos, ampliando as possibilidades de uso. Alguns exemplos comuns são no varejo, transporte, segurança, saúde e entretenimento.
Os dados gerados pelo software dos analíticos de vídeo podem ser usados para executar ações, notificar equipes de segurança e até otimizar recursos humanos de análise.

Como funcionam?

Os analíticos de vídeo funcionam por meio de algoritmos. Eles podem detectar imagens e movimentos específicos como:

  • Identificar de elementos

O vídeo analítico pode reconhecer e diferenciar humanos, animais, objetos e veículos dentro de um local.

  • Delimitar áreas

Como uma linha virtual, também chamada de cerca virtual, esse analítico de vídeo serve para detectar a invasão de áreas proibidas, seja pela circulação de pessoas ou veículos.

  • Analisar comportamentos

Ao detectar a presença de pessoas, os analíticos de vídeo também podem identificar os comportamentos como brigas, movimentos suspeitos, etc.

  • Detectar movimentos

Quando se trata de segurança, esse funcionamento de analítico de vídeo é um dos mais usados. Pode ser configurado para horários específicos, principalmente no período noturno.

Em lojas, por exemplo, as câmeras podem verificar as movimentações no entorno ou em frente a entrada. Caso haja alguma situação fora do comum, logo o operador será alertado sobre violações de regras.

  • Reconhecer placas

Esse tipo entre os analíticos de vídeo são muito usados em estacionamentos, praças de pedágio e órgãos de segurança pública.

É o que acontece quando, ao passar por uma câmera, a cancela abre automaticamente. Outra forma comum de uso é para identificar veículos adulterados ou com restrições.

  • Contar pessoas

Os analíticos de vídeo são soluções práticas, eficazes e econômicas para monitorar a quantidade de público.

Muito mais do que fazer a contagem de quantas pessoas há em determinado local, essa estimativa auxilia na prevenção de situações de risco, já que permite que as equipes de segurança atuem rapidamente para corrigir cenários que fujam do controle.

Outra funcionalidade é monitorar os caminhos percorridos no varejo, detectar áreas de maior concentração e otimizar procedimentos de segurança.

Por que usar analíticos de vídeo?

Comparados ao videomonitoramento tradicional, os analíticos de vídeo são mais funcionais e assertivos, diminuindo erros que podem gerar altos prejuízos.

A operação também é simples e não depende de percepções humanas para detectar algum problema.

Outra vantagem é o acesso em tempo real a todas as informações captadas, que ficam disponíveis em dispositivos com acesso a internet como smartphones e computadores.

Para começar a usar os recursos tecnológicos dos analíticos de vídeos, conte com a IB Tecnologia, uma empresa com mais de 20 anos de experiência no mercado de segurança e automação que oferece soluções personalizadas e tecnológicas.

Entre em contato e conheça as soluções em videomonitoramento e inteligência de vídeo para empresas.

Carlos

Carlos

CTO

Engenheiro Eletricista e Mestre em Desenvolvimento de Tecnologias, Especialista em Cybersecurity, com atuação no desenvolvimento de projetos de instalações elétricas e automação predial, segurança eletrônica, eficiência energética e conservação de energia na área predial. Desenvolvimento de sistemas de supervisão e controle predial e residencial (BMS).


Posts relacionados

Tendências tecnológicas em segurança que sua empresa precisa adotar para 2025
Tecnologia
Saiba mais
13/11/2024 Aprox. 12min.

Tendências tecnológicas em segurança que sua empresa precisa adotar para 2025

Saiba como soluções de segurança podem garantir maior proteção, eficiência e sustentabilidade para seu negócio.

Como integrar segurança eletrônica e segurança cibernética em empresas?
Tecnologia
Saiba mais
08/05/2024 Aprox. 9min.

Como integrar segurança eletrônica e segurança cibernética em empresas...

Saiba como a fusão entre segurança eletrônica e cibernética pode fortalecer a proteção da sua organização.

Aplicando a metodologia BIM em projetos de segurança
Tecnologia
Saiba mais
20/03/2024 Aprox. 9min.

Aplicando a metodologia BIM em projetos de segurança...

Descubra como a metodologia BIM está otimizando o planejamento e a execução de soluções em projetos de segurança.