Os radares são um recurso tecnológico desenvolvido originalmente para fins militares, e agora está disponível comercialmente para aplicações civis, o que representa a possibilidade de um desempenho mais eficiente na segurança patrimonial e com uma melhor relação entre o custo e o benefício.
A área de segurança patrimonial é crítica para a indústria, tanto por sua função de proteger equipes e o patrimônio quanto pelo impacto financeiro que representa. Encontrar soluções que garantam o nível de proteção adequado passa pelo uso estratégico da tecnologia, já que a modernização da indústria se tornou uma das principais formas de manter a competitividade em uma cultura interconectada.
Segundo Kevin Kelly, fundador da revista Wired e guru dos empresários do Vale do Silício: “Vivemos agora em uma nova economia criada por computadores cada vez menores e comunicações de alcance cada vez maior”. Para Kelly, a otimização dos recursos em investimento, monitoramento e espaço, provocada pelos avanços da tecnologia, são imprescindíveis para obter processos mais ágeis e eficientes.
Alinhada com a visão do autor, a área da segurança patrimonial recentemente teve um salto de qualidade com o desenvolvimento e aplicação de radares terrestres para proteção perimetral, uma tecnologia disruptiva em relação às opções de sensores até então disponíveis. Até pouco tempo, esse tipo de equipamento era de uso exclusivo das forças armadas, mas agoraestá disponível como um recurso acessível para promover a segurança pública e privada.
Estrutura compacta, cobertura ampliada
A IB Tecnologia tem aplicado esse novo sistema de proteção perimetral em indústrias dos mais diversos portes. O uso de radares torna obsoletos os sistemas de segurança que exigem uma estrutura complexa e de alto custo com manutenções e equipes.
Pensando na diminuição estrutural, o monitoramento feito por radares terrestres integrado a um sistema VMS (Sistema de Gerenciamento de Vídeo) com câmeras Speed Dome reduz drasticamente o número de câmeras convencionais necessárias para uma cobertura ideal.
Além disso, a capacidade de vigilância aumenta significativamente já que os radares são capazes de fazer leituras do perímetro independentemente da quantidade de luz ou das condições climáticas locais.
Porque evoluir para o sistema de radares
O sistema permite a identificação e acompanhamento de intrusos, controlando as câmeras PTZ cujas imagens são enviadas para um CFTV (Circuito Fechado de TV), com especificações de posição e deslocamento baseadas em coordenadas geográficas. Isso significa que, reduzindo a infraestrutura necessária pela metade é possível ter uma cobertura ampla, que identifique pessoas e veículos, sem pontos cegos.
Cada radar é capaz de detectar até cem alvos simultaneamente e é possível realizar o escaneamento de grandes áreas de forma manual ou automática, especificando áreas de interesse e de exclusão, o que minimiza a ocorrência de alarmes falsos e aumenta a taxa de detecção de eventos que realmente necessitam de atenção.
Financeiramente, o avanço promovido pelo sistema de radares terrestres representa uma grande economia em relação a aproveitamento da estrutura e aplicação inteligente de recursos.
O custo de implantação e manutenção é reduzido, pois os radares utilizam tecnologia sem fio (ideal para amplos espaços de monitoramento), não necessitam de uma grande estrutura para instalação, permitem que a gestão e configuração ocorram via IP e ainda possuem baixo consumo de energia por contarem com alimentação via painéis solares.
O sistema de radares terrestres oferecido pela IB Tecnologia coloca a proteção perimetral em um novo patamar, diminuindo a necessidade de infraestrutura e seus custos. Solicite um orçamento e tenha segurança com tecnologia de ponta.
Engenheiro Eletricista e Mestre em Desenvolvimento de Tecnologias, Especialista em Cybersecurity, com atuação no desenvolvimento de projetos de instalações elétricas e automação predial, segurança eletrônica, eficiência energética e conservação de energia na área predial.
Desenvolvimento de sistemas de supervisão e controle predial e residencial (BMS).