Controle de acesso: indispensável para empresas e condomínios
A combinação entre tecnologia e inteligência é a melhor maneira de cobrir as principais brechas na segurança patrimonial.
A combinação entre tecnologia e inteligência é a melhor maneira de cobrir as principais brechas na segurança patrimonial.
A combinação entre tecnologia e inteligência é a melhor maneira de cobrir as principais brechas na segurança patrimonial.
Promover a segurança em condomínios e espaços empresariais passa por diferentes etapas de controle e a primeira delas está relacionada com a percepção de segurança que o ambiente transmite. Um espaço que deixa a impressão de poder ser acessado por alguém que não sofrerá incômodos, nem encontrará obstáculos, torna-se um alvo para invasões.
Essa situação é grave quando o assunto é segurança empresarial, pois todo o patrimônio mostra-se desprotegido. E é ainda mais delicada no caso de condomínios residenciais, visto que um dos principais motivadores para a escolha desse formato é justamente a segurança.
Segundo José Elias de Godoy, especialista em segurança pública e autor do livro “Técnicas de Segurança em Condomínios”, a invasão em 90% dos casos se dá “pela porta da frente do prédio”. Na maioria dos assaltos a esses locais e também a empresas, a falha está justamente no momento da averiguação ou liberação de acesso a visitantes e prestadores de serviços.
Invasores buscam “jeitinhos” para ter acesso
Com padrões avançados de controle de acesso estabelecidos, é preciso muito mais do que apertar um botão para liberar a entrada. Ao exigir a identificação, por exemplo, o sistema evita falha humana e o favorecimento da entrada de desconhecidos, aumentando o controle sobre o empreendimento.
A tecnologia como aliada
Um sistema de controle de acesso é responsável por empregar tecnologia no controle do fluxo de pessoas que adentram um ambiente monitorado, sejam moradores de um condomínio, visitantes, prestadores de serviços, entregadores ou qualquer outra pessoa que venha a acessaro espaço protegido.
José Elias de Godoy destaca três aspectos principais que, se trabalhados, podem reduzir os riscos de invasão:
A IB tecnologia oferece várias soluções para controle de acesso, que abarcam os três aspectos levantados por Godoy.
Segurança física do prédio ou condomínio:
Realizar o controle de acesso a um ambiente ou prédio consiste primeiramente em ser capaz de barrar o acesso de qualquer indivíduo não autorizado.
No sistema oferecido pela IB a autorização está vinculada a uma credencial de acesso.
Esse credenciamento de pessoa ou veículo ocorre por meio de um cartão de acesso, senha pessoal, TAG, característica biométrica ou identificação que vincule a credencial ao seu portador.
Como ocorre a identificação?
Um dos recursos mais comuns são os cartões de acesso. Esses dispositivos permitem que sejam embarcadas informações responsáveis por identificar seu portador para o sistema. A codificação de informações pode ser feita por meio de códigos de barras, tarja magnética, RFId e Smartcard com chip de contato.
Com esse tipo de recurso é possível implantar o processo de verificação de identidade. Nesse caso, um indivíduo portador de um cartão ou senha eletrônica deverá apresentar uma característica biométrica capaz de garantir ao sistema que se trata do real detentor da credencial. Esse processo é rápido, pois o sistema já possui ciência da existência daquele indivíduo e precisa apenas verificar se existe a correspondência em seu banco de dados.
Já no processo chamado de identificação, o usuário não possui um cartão ou senha previamente cadastrados. A partir da informação biométrica o sistema deverá fazer uma ampla varredura em busca da confirmação de identidade do usuário, o que torna o processo mais demorado.
O sistema pode ainda realizar o controle sobre ativos da empresa, como smartphones, notebooks e aparelhos móveis em geral. Esses equipamentos podem ser etiquetados por meio de radiofrequência ou usando TAG de RFid.
Quando esses ativos são associados a um indivíduo ou grupo, o sistema é capaz de rastrear o deslocamento desses equipamentos pelo ambiente. Caso a localização não corresponda com a presença do usuário determinado, a equipe de segurança é avisada por meio de um sistema de alarme.
Quanto maior a diversidade de recursos empregados para realizar o controle de acesso a um ambiente, mais alto é o nível de segurança do sistema.
Treinamento para funcionários
Para que suas soluções em segurança atendam e superem expectativas, a IB Tecnologia oferece serviços de consultoria para a fase de aplicação do sistema e também treinamentos posteriores, realizados por instrutores certificados pelo fabricante de cada sistema.
O objetivo é oferecer o máximo de esclarecimento sobre as atividades de administração, configuração e manutenção do controle de acesso, com direcionamento específico e certificação, de acordo com a função pela qual o colaborador ficará responsável.
Utilizando um sistema de controle de acesso é possível garantir a segurança e impactar positivamente na qualidade de vida das pessoas que vivem ou trabalham em locais com o monitoramento adequado. Conheça nossas soluções para ampliar a segurança na sua empresa ou condomínio.