Segurança do data center: conheça os fatores mais importantes
Alguns fatores são essenciais para garantir a segurança do data center. Saiba quais são eles e como proteger sua empresa de violações de dados.
Alguns fatores são essenciais para garantir a segurança do data center. Saiba quais são eles e como proteger sua empresa de violações de dados.
Backup, redundância e estabilidade são alguns elementos importantes para a segurança de um data center. O local hospeda informações essenciais para o funcionamento da empresa e deve ser protegido contra ataques, ameaças e acessos não autorizados. Para isso, a organização deve investir tanto em segurança física quanto de rede para evitar violações.
A falta de segurança do data center pode levar à exposição ou roubo de informações da empresa ou de seus clientes. A violação desses dados geralmente causa prejuízo financeiro à instituição e também para a sua reputação no mercado.
Assim, para evitar a violação das informações presentes no centro de distribuição, é fundamental ter um projeto de segurança que envolva proteção contra incêndios, controle de acesso, sistema de vigilância e outros fatores essenciais para proteger o data center de ameaças.
Fatores importantes para a segurança do data center
Atualmente, a maioria das empresas armazena suas informações em ambientes digitais, o que abre uma brecha para hackers realizarem ciberataques e acessarem dados altamente sigilosos.
Por isso, o uso da tecnologia também trouxe diversos riscos e as empresas precisam enfrentar as pressões do mercado para garantir a segurança de suas informações.
Nesse cenário, consumidores, parceiros e órgãos do governo cobram das empresas a adoção de medidas rígidas de proteção de dados.
Dessa forma, investir na defesa das informações é um passo estratégico para que a empresa esteja de acordo com normas locais e internacionais de segurança, como a ISO/IEC 27002, de segurança da informação, e a ANSI/TIA-942.
Esta última detalha os requisitos mínimos para a infraestrutura de data centers, de acordo com o grau de disponibilidade e redundância dos equipamentos. Para isso, classifica esses locais em quatro níveis (TIER I, II, III e IV), a partir da avaliação individual de quatro áreas:
Assim, a classificação geral do data center é igual à nota mais baixa de todas, ou seja, o elo mais vulnerável que pode gerar alguma falha e colocar toda a estrutura em risco.
Além disso, manter um ambiente confiável e adotar boas práticas contribui para a qualidade dos processos internos e melhora a imagem da organização, atraindo novos investidores, clientes e parceiros.
Confira alguns fatores importantes para a segurança física do data center:
Em geral, os servidores que armazenam informações confidenciais da empresa ficam em locais afastados dos centros urbanos para dificultar o acesso de pessoas não autorizadas e proteger os computadores de danos externos.
Dependendo dos tipos de dados presentes nesses locais, os equipamentos podem ficar separados do restante da empresa para facilitar a segurança física e reduzir as chances de acesso de pessoas mal-intencionadas.
O controle de acesso é um sistema de segurança fundamental para qualquer empresa e adquire uma importância ainda maior quando a organização lida com informações sigilosas.
Em um mesmo data center, podem ser utilizados vários tipos de controle de acesso de acordo com o nível de autorização de cada usuário, como senhas, biometrias e cartões, por exemplo.
Dessa forma, todas as informações ficam registradas em um sistema unificado e é possível evitar que colaboradores de uma área diferente tenham acesso aos servidores principais.
Dependendo do tamanho do data center e das necessidades da empresa, pode ser utilizado um sistema de vigilância com câmeras externas e internas para monitorar em tempo real todas as situações ocorridas no local.
Com isso, é possível manter um registro permanente dos fatos e reduzir os riscos de exposição dos colaboradores que compõem a equipe de segurança.
A empresa pode contar ainda com um projeto integrado a alarmes de intrusão ou outros sistemas de segurança para automatizar os processos e tornar a proteção das informações mais eficiente.
A segurança do data center não envolve apenas a proteção contra pessoas mal-intencionadas, mas também deve incluir danos físicos, aquecimento excessivo, incêndios e curtos-circuitos.
Para isso, o local deve ter equipamentos de controle de temperatura, fumaça e umidade, por exemplo, para prevenir e detectar com antecedência possíveis acidentes que colocam em risco o funcionamento dos servidores.
Ao adotar um projeto completo para proteger o local, a empresa passa a atuar de maneira preventiva e não apenas reativa.
Assim, é possível economizar recursos e otimizar o tempo dos profissionais, que podem se dedicar a aperfeiçoar os processos internos e criar novos projetos para aumentar a competitividade da organização.
Para saber mais sobre a segurança de data centers, entre em contato com nossos especialistas. A IB Tecnologia atua em todas as etapas, desde a elaboração até a implantação do projeto, e fornece soluções personalizadas para atender às necessidades da sua empresa.