Controle de acesso sem contato: saiba como proteger sua empresa e evitar aglomerações
Em tempos de pandemia de COVID-19, o controle de acesso sem contato é uma necessidade para as empresas. Conheça as melhores soluções.
Em tempos de pandemia de COVID-19, o controle de acesso sem contato é uma necessidade para as empresas. Conheça as melhores soluções.
Com as medidas de isolamento e distanciamento social devido à pandemia de coronavírus, o mundo tem exigido novas soluções que evitem o contato físico e reduzam aglomerações. Nesse cenário, o controle de acesso sem contato é a melhor solução para proteger os ambientes sem colocar em risco a segurança das pessoas, bens e informações.
Um sistema eficiente de controle de acesso impede a entrada de pessoas não autorizadas a determinado local, o que pode ser feito de diversas formas e com tecnologias diferentes. O controle de acesso sem contato destaca-se entre outras soluções pois evita a contaminação de vírus e bactérias pelo toque.
Assim, os usuários não precisam encostar no aparelho para que a biometria seja identificada pelo sistema. A tecnologia inovadora também possibilita a leitura em movimento e, com isso, diminui a formação de filas e aglomerações.
Confira algumas opções de controle de acesso sem contato que garantem a segurança patrimonial e sanitária de edifícios comerciais, residenciais e qualquer ambiente com grande fluxo de pessoas.
Os leitores biométricos de impressão digital são um modelo muito usado de controle de acesso. Esta tecnologia utiliza vários pontos da palma das mãos para identificar a pessoa e, por isso, apresenta baixo risco de falhas.
Alguns equipamentos exigem que o usuário encoste a mão ou o dedo no aparelho para que a leitura seja realizada, mas também existem opções sem contato, como o MorphoWave Compact. Esta solução coleta as impressões digitais de quatro dedos em 3D para garantir a máxima precisão.
Por isso, o usuário só precisa acenar com a mão sobre o sensor para que o equipamento libere ou não a entrada, o que evita as filas e garante a segurança do local.
Entenda como o MorphoWave funciona no vídeo abaixo:
Outra forma de leitura biométrica é o reconhecimento facial, em que o sistema processa os dados com base na geometria do rosto de cada pessoa. Este tipo de controle de acesso é o menos invasivo e a leitura pode ser feita até mesmo se o usuário estiver dentro do carro.
Com uma tecnologia inovadora e algoritmos poderosos, o VisionPass permite a identificação do usuário em menos de um segundo, em todas as condições de luz. Com este equipamento, os usuários não precisam parar em frente à câmera, o que evita a concentração de pessoas em um mesmo local.
O VisionPass trabalha com imagens de vários ângulos e realiza a identificação mesmo se a pessoa estiver usando capacete, chapéu, óculos ou máscara, por exemplo.
Confira o sistema em funcionamento no vídeo:
Um tipo de controle de acesso sem contato muito comum são os cartões ou chaveiros de radiofrequência. A partir da aproximação do dispositivo a um leitor, o sistema realiza a leitura e permite a entrada do usuário.
Além dos modelos mais conhecidos, uma opção ainda mais eficiente é o sistema BlueDiamond, que utiliza o celular do usuário como um crachá de acesso. Com a tecnologia GPS, o aplicativo permite a identificação do dispositivo sem precisar tocar no equipamento.
Assim, com a tecnologia adequada, é possível entrar ou sair de qualquer ambiente sem precisar tocar na porta, maçaneta ou superfície de leitura, e sem colocar em risco a saúde das pessoas.
A IB Tecnologia tem 20 anos de experiência em segurança de empreendimentos e está sempre atenta às novidades e tendências do mercado. Neste momento de incertezas, queremos ajudar as empresas a pensarem e se prepararem para o mundo pós-pandemia.
Por isso, oferecemos diversas soluções de controle de acesso sem contato e atuamos em todas as etapas do projeto para garantir a máxima qualidade. Se você quer proteger sua empresa e demonstrar aos seus clientes que está preocupado com a segurança de todos, entre em contato e converse com nossos especialistas.