Automação predial: como reduzir custos por meio da integração de sistemas?
Entenda como reduzir custos operacionais por meio da integração de sistemas e dispositivos de automação predial.
Entenda como reduzir custos operacionais por meio da integração de sistemas e dispositivos de automação predial.
Nos dias atuais, os dispositivos inteligentes fazem parte da vida da maioria das pessoas e estão presentes inclusive nas edificações. Pensando nisso, as empresas estão se preocupando cada vez mais com suas instalações e incorporando tecnologias de integração de sistemas de automação predial, o que ajuda a reduzir diversos custos.
A integração de sistemas pode ser definida como a utilização de softwares, tecnologias e equipamentos que têm o objetivo de aproveitar ao máximo todos os recursos da empresa. Dessa forma, o desperdício será mínimo ou mesmo inexistente.
Com as tecnologias atuais de automação predial, essa integração pode ser feita com todos os dispositivos envolvidos na operação do edifício, sejam hidráulicos, mecânicos ou elétricos.
Para aumentar sua eficiência e reduzir custos, é importante que a empresa tenha um planejamento desenvolvido com base nas necessidades, objetivos e recursos disponíveis para cada empreendimento.
Dessa forma, a tecnologia de integração de sistemas pode ajudar a reduzir os seguintes custos operacionais:
O consumo energético é um dos principais gastos de um empreendimento e com a automação predial é possível ter um controle maior sobre os dispositivos elétricos presentes no local.
Assim, a tecnologia ajuda a verificar quais são os pontos que, por alguma razão, podem estar operando de maneira ineficiente ou desregulada.
Essas informações ajudam o controlador a agir com rapidez e precisão para resolver os potenciais problemas, reduzindo em até 40% o consumo energético total de um empreendimento, contribuindo também para o desenvolvimento sustentável do projeto.
Ao integrar as diversas tecnologias que contribuem para tornar o empreendimento automatizado, os dispositivos são centralizados em um único ponto de controle, de modo que o controlador tem mais facilidade em detectar quais estão apresentando problemas e, consequentemente, tomando as ações cabíveis.
Além disso, com um sistema integrado de automação predial, em muitos casos o próprio sistema é capaz de detectar e solucionar os problemas com antecedência. O controlador deve somente monitorar e registrar essas ações, o que é feito com maior agilidade e precisão.
Uma das principais vantagens da tecnologia para a gestão de empreendimentos é a redução da necessidade de ações manuais de controle.
Com isso, também é possível diminuir a quantidade de funcionários em setores específicos, já que o controlador terá acesso ao sistema que reconhece e registra todos os dados de controle em tempo real.
Caso o software de integração não seja capaz de solucionar o problema por conta própria, em casos de danos físicos, por exemplo, os funcionários da manutenção poderão resolver o problema com maior agilidade e economizar tempo procurando a falha, pois o sistema irá indicá-la com precisão.
Ao integrar os dispositivos em um único ponto, é possível diminuir a necessidade de mão de obra e, consequentemente, reduzir as chances de erros de operação causados por falta de atenção ou falha humana.
Assim, com o aumento do conforto e segurança dos profissionais, há um aumento na produtividade, pois os colaboradores tornam-se mais motivados e engajados em contribuir para o funcionamento e crescimento do negócio.
A qualidade do trabalho também tende a aumentar, o que reflete-se na melhora da prestação de serviços e na satisfação dos clientes finais.
Assim, com a integração de sistemas na automação predial, é possível reduzir custos operacionais e otimizar a sua operação. Para saber mais sobre soluções em tecnologia e segurança para empresas, conheça sobre os serviços da IB Tecnologia.