Manutenção predial: investir para economizar

Soluções de automação predial promovem a gestão integrada dos recursos de uma edificação, fazendo uso de tecnologia de ponta para garantir conforto, segurança e aumento de produtividade.

11/03/2019 Aprox. 6min.
Manutenção predial: investir para economizar

Soluções de automação predial promovem a gestão integrada dos recursos de uma edificação, fazendo uso de tecnologia de ponta para garantir conforto, segurança e aumento de produtividade.

Em um primeiro momento, a automatização dos sistemas já apresenta um impacto positivo em termos de economia, principalmente por ampliar o uso inteligente dos recursos e eliminar “pontos cegos” resultantes da ação exclusivamente humana.

Entretanto, um aspecto que muitas vezes é negligenciado pode tornar essa economia ainda maior: a manutenção predial. Com algumas medidas práticas é possível antecipar a necessidade de manutenção de equipamentos e softwares, visando uma diminuição real de custos.

Uma nova forma de pensar recursos

Com monitoramento remoto, realizado por um sistema de SCP (Supervisão e Controle Predial) um número menor de pessoas tem contato direto com o controle de recursos, fazendo com que a interferência humana seja mais estratégica, com base em relatórios sobre histórico de consumo e condições gerais dos equipamentos e softwares. Essa inteligência permite que a manutenção predial ocorra de três maneiras: preventiva, corretiva e preditiva.

Antecipando falhas

Os softwares de gestão permitem que através da comparação das variáveis lidas com os valores históricos e com algoritmos de tendências, seja possível antecipar um mal funcionamento ou mesmo uma falha antes que ocorra, ao que chamamos de “manutenção preditiva”.

Uma intervenção preditiva, diferentemente da preventiva, onde esta apenas previne falhas, aquela se antecipa à falha considerando o desgaste natural e da vida útil esperada para um determinado componente ou sistema.

Antecipar falhas reduz custos de paradas ou eventuais danos a outros sistemas ou equipamentos que compõem a automação predial.

Economia de tempo

Por meio da elaboração de um PMP (Plano de Manutenção Preventiva) adequado é possível antecipar riscos, reduzindo desperdício de tempo, mão de obra e materiais.

Tendo em vista que sem a existência de um PMP, em média 65% do tempo é desperdiçado nas empresas quando surge a necessidade de uma manutenção, fica evidente a necessidade de empregar soluções que antecipem essas ocorrências com o suporte de uma equipe altamente capaz.

Sistemas de controle predial responsáveis por monitorar recursos como, energia elétrica, água, gás e também os utilizados para garantir segurança, a exemplo dos sistemas de detecção e combate a incêndios, controle perimetral, alarmes e circuitos fechados de TV necessitam de atualizações de softwares e manutenção de equipamentos para entregarem a performance que se deseja.

Diversos fatores podem ocasionar desgastes e sobrecargas nos sistemas e somente com um controle predial que antecipe esses eventos é possível obter soluções capazes de diminuir os riscos às pessoas e ao próprio patrimônio. Por meio da detecção precoce dessas ocorrências pode-se ampliar a vida útil dos equipamentos, gerando economia a médio e longo prazos.

Corrigir o mais rápido possível

A manutenção predial preventiva mostra-se altamente eficaz na diminuição de custos, porém inevitavelmente será necessária a intervenção para corrigir problemas ou substituir itens do sistema de automação. É nesse momento que se aplica a manutenção corretiva.

Falhas que não puderam ser antecipadas podem ocorrer ocasionalmente e a demora em realizar correções representa o aumento progressivo dos danos causados aos sistemas, o que implica em custos mais altos.

Diante desse cenário, o sistema de controle predial fica exposto, tornando-se preciso contar com reparos e até mesmo substituições realizadas de forma rápida, por uma equipe especializada.

A IB Tecnologia possui formatos de serviços para atender às necessidades de clientes de médio e grande porte, mesmo nos casos em que o projeto de automação tenha sido realizado por outras empresas.

Manutenções prediais, sejam elas preventivas ou corretivas, podem ser solicitadas por meio de chamados avulsos, ou pelo estabelecimento de contratos que incluam SLA (Service Level Agreement). Nesta última modalidade firma-se um acordo sobre o nível de serviço que será prestado, o que permite um relacionamento transparente, com definições claras de prazos, custos e serviços prestados.

Com a realização da manutenção predial, a automação demonstra seu grande potencial para ir além da comodidade e da segurança, gerando diminuição de custos para as organizações. Conheça os serviços da IB Tecnologia e veja os resultados na sua empresa.

Carlos

Carlos

CTO

Engenheiro Eletricista e Mestre em Desenvolvimento de Tecnologias, Especialista em Cybersecurity, com atuação no desenvolvimento de projetos de instalações elétricas e automação predial, segurança eletrônica, eficiência energética e conservação de energia na área predial. Desenvolvimento de sistemas de supervisão e controle predial e residencial (BMS).


Posts relacionados

Soluções de monitoramento inteligente para infraestrutura crítica
Institucional
Saiba mais
19/12/2022 Aprox. 17min.

Soluções de monitoramento inteligente para infraestrutura crítica

Automação predial, detecção e combate a incêndio e CFTV: conheça essas e outras soluções de monitoramento inteligente para infraestrutura crítica.

Segurança física nas empresas: conheça os 5  principais riscos e como evitá-los
Institucional
Saiba mais
24/08/2022 Aprox. 12min.

Segurança física nas empresas: conheça os 5 principais riscos e como evitá-los

Conheça os cinco principais riscos à segurança física nas empresas e veja as medidas de proteção para evitar os danos que eles podem causar.

O que são e como funcionam os sistemas fixos de combate a incêndio?
Institucional
Saiba mais
20/07/2022 Aprox. 13min.

O que são e como funcionam os sistemas fixos de combate a incêndio...

Confira o que são, como funcionam e as principais características dos sistemas fixos de combate a incêndio.