Principais causas de incêndios na indústria e como evitá-las

Incidentes com fogo podem oferecer grandes riscos a empreendimentos dos mais diversos portes. Saiba como prevenir suas causas e proteger seu patrimônio.

07/05/2019 Aprox. 7min.
Principais causas de incêndios na indústria e como evitá-las

Incidentes com fogo podem oferecer grandes riscos a empreendimentos dos mais diversos portes. Saiba como prevenir suas causas e proteger seu patrimônio.

Segundo dados do Instituto Sprinkler Brasil - ISB, somente no ano passado, o número de incêndios estruturais noticiados na imprensa chegou a 531 ocorrências. Os tipos de estrutura mais afetados foram os estabelecimentos comerciais, seguidos por depósitos de materiais e instalações industriais.

Como um incêndio pode ter início?

A ocorrência de um incêndio está relacionada à existência de condições que favoreçam a perda de controle sobre o fogo. Quatro elementos formam o chamado “tetraedro do fogo”, são eles: combustível (substância que possa sofrer queima e criar um campo de propagação do fogo), comburente (elemento que juntamente com o combustível atua na combustão), fonte de calor (que forneça energia de ativação, favorecendo a combustão) e por último a reação em cadeia (responsável por criar um ciclo contínuo de sustentação do incêndio).

Quando se trata de uma estrutura industrial, existem diversas causas para o surgimento de incêndios, mas em geral eventos desse tipo são provocados pela ação humana, que pode ocorrer por descuido, falta de conhecimento ou até mesmo intenção criminosa.

Alguns exemplos de situações com potencial para causar incidentes são:

  • transporte de líquidos ou gás combustível sem as devidas medidas de segurança
  • descarte incorreto de cigarros
  • uso de soldas ou outros equipamentos que produzam chama, sem as medidas de segurança adequadas
  • descuidos com fogões, fornos e exaustores
  • reações químicas sem o devido controle
  • sobrecarga nas instalações elétricas

A forma mais eficaz de evitar incidentes com fogo em ambientes de alta complexidade, como empresas e indústrias, é instalar um sistema de prevenção e detecção de incêndios. Seguindo todas as normas técnicas exigidas por lei, é possível proteger a estrutura desse tipo de empreendimento e, principalmente, as pessoas que o ocupam.

Sistema de incêndio: manutenção é essencial

Apenas possuir bons equipamentos de prevenção e sistemas de alarmes de detecção de incêndio não é suficiente para criar o nível ideal de proteção necessária na indústria e em empreendimentos de grande porte. Um das principais causas de incêndios e da incapacidade de controlá-los está relacionada à falta de manutenção dos equipamentos destinados a esse fim.  

O investimento em manutenção se torna infinitamente menor quando comparado aos possíveis danos causados por um incêndio em uma indústria. Mais que demandar reformas estruturais, os prejuízos podem implicar em meses de perda de produtividade e até mesmo em complicações judiciais.

Nesse caso, além do aspecto financeiro, o que é colocado em jogo é a reputação da empresa, já que não são raros os casos em que a demora na detecção de um incêndio oferece riscos de danos de alta gravidade à saúde de colaboradores.

Reduzindo riscos e perdas

Sendo um aspecto crítico da manutenção predial, a detecção de incêndio exige um alto nível de comprometimento dos profissionais responsáveis por essa área nas indústrias. A IB Tecnologia compreende o nível de importância dessa responsabilidade e por isso oferece toda uma gama de equipamentos capazes de realizar o gerenciamento, supervisão e sinalização de eventos.

As soluções englobam detectores de fumaça, chamas, gases e variações de temperatura, e também botoeiras de acionamento manual, que auxiliam na interpretação e propagação de informações registradas na central de alarme, no exato momento em que se percebe um princípio de incêndio.

Como detectar um princípio de incêndio é fundamental para a obtenção de sucesso em seu controle, a IB promove a estruturação de centrais que podem atuar de forma isolada ou em rede, de acordo com a estrutura do local e futuras necessidades de expansão.

Para garantir a máxima segurança e confiabilidade, a prestação desses serviços segue rigorosamente a norma NBR-17240 da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), da NFPA 72 (National Fire Protection Association), assim como as certificações UL/FM ou EN54.

Garanta que sua empresa ou indústria esteja sempre à frente das eventualidades. Faça um investimento inteligente na prevenção e combate a incêndios.  

Carlos

Carlos

CTO

Engenheiro Eletricista e Mestre em Desenvolvimento de Tecnologias, Especialista em Cybersecurity, com atuação no desenvolvimento de projetos de instalações elétricas e automação predial, segurança eletrônica, eficiência energética e conservação de energia na área predial. Desenvolvimento de sistemas de supervisão e controle predial e residencial (BMS).


Posts relacionados

Soluções de monitoramento inteligente para infraestrutura crítica
Institucional
Saiba mais
19/12/2022 Aprox. 17min.

Soluções de monitoramento inteligente para infraestrutura crítica

Automação predial, detecção e combate a incêndio e CFTV: conheça essas e outras soluções de monitoramento inteligente para infraestrutura crítica.

Segurança física nas empresas: conheça os 5  principais riscos e como evitá-los
Institucional
Saiba mais
24/08/2022 Aprox. 12min.

Segurança física nas empresas: conheça os 5 principais riscos e como evitá-los

Conheça os cinco principais riscos à segurança física nas empresas e veja as medidas de proteção para evitar os danos que eles podem causar.

O que são e como funcionam os sistemas fixos de combate a incêndio?
Institucional
Saiba mais
20/07/2022 Aprox. 13min.

O que são e como funcionam os sistemas fixos de combate a incêndio...

Confira o que são, como funcionam e as principais características dos sistemas fixos de combate a incêndio.