Segurança e automação predial no setor de energia

Com a importância que o setor energético possui para indústrias, empresas e residências, investir em segurança e automação predial é vital para garantir eficiência em todo o país.

21/05/2019 Aprox. 8min.
Segurança e automação predial no setor de energia

Com a importância que o setor energético possui para indústrias, empresas e residências, investir em segurança e automação predial é vital para garantir eficiência em todo o país.

Hoje, segundo dados da Abradee (Associação Brasileira de Distribuidores de Energia Elétrica) 60% da distribuição de energia elétrica no Brasil é realizada pelo setor privado e 40% pelo setor público. Dos mais de 82 milhões de unidades consumidoras, 70% corresponde a imóveis residenciais (Empresa de Pesquisa Energética, 2018).

Importância da automação predial para o setor

O setor energético é composto pelas etapas de geração (usinagem), transmissão (linhas e subestações) e distribuição (concessionárias), para as quais a automação é indispensável. Somente a estrutura de transmissão no Brasil possui uma extensão que supera os 107 mil quilômetros, suficiente para se dar mais de duas voltas e meia na Terra, segundo o Ministério de Minas e Energia. 

É nas etapas de transmissão e distribuição que aumenta a demanda por soluções tecnológicas de automação capazes de garantir o correto transporte e entrega de energia ao consumidor.

O setor tem a necessidade de evoluir para acompanhar a velocidade do crescimento da população e o desenvolvimento das cidades, lidando com os desafios que surgem e podem comprometer o fornecimento de energia elétrica.

Ameaças ao setor

Por lidarem com um recurso de alta importância, as usinas responsáveis pela geração de energia precisam contar com sistemas de segurança e automação pensados para suportar ambientes hostis. Os danos que os sistemas podem sofrer costumam ocorrer em duas frentes:

  • Invasões cibernéticas e por meio das salas de controle

O engenheiro português Nuno Medeiros, 33 anos, atua à frente da equipe de segurança cibernética da EDP Distribuição e faz um alerta: “O setor elétrico está passando por uma profunda transformação, prometendo serviços mais eficientes e inteligentes, mas esse processo de digitalização abre portas para novas ameaças cibernéticas” (O Globo).

Segundo o engenheiro, esses ataques vão além das redes de informação e muitas vezes ocorrem de forma coordenada com invasões à estrutura física das salas de controle das empresas. Portanto, é pouco eficiente investir em estratégias de proteção da informação, se o sistema de controle de acesso for negligenciado e as senhas ficarem expostas em anotações próximas aos computadores.

O pior cenário possível envolve a destruição de ativos físicos, já que a substituição de grandes equipamentos e reconstruções estruturais podem levar de alguns meses a um ano. Esse risco está relacionado à segunda frente de danos.

  • Incêndio: o caso da PG&E

Quando um foco de incêndio sai do controle em uma empresa de energia elétrica, as consequências da falta de segurança podem ser desastrosas. É o caso da companhia elétrica norte-americana Pacific Gas and Electric (PG&E), maior do estado da Califórnia/EUA.  

Após ser responsabilizada em 2018 por um incêndio sem precedentes que ficou conhecido como “Camp Fire”, a companhia entrou em falência e enfrenta processos que requerem uma quantia próxima de US$ 7 bilhões.    

Prevenção é sempre a melhor estratégia

Para evitar esse tipo de ameaça, a IB Tecnologia oferece ao setor de energia soluções capazes de ser integradas em um sistema único de Automação Predial. Esse sistema engloba desde os cuidados com o acesso de pessoas não autorizadas, à prevenção e controle de incêndios, utilizando soluções como:

Alarmes de intrusão

Tratam-se de sensores responsáveis por monitorar pontos estratégicos das instalações, detectando, de forma segura e eficaz, quaisquer tentativas de invasão.

Utilizando automação predial, esse monitoramento produz alarmes locais e aciona sinalizadores, em tempo real, de forma remota assim que uma ocorrência é detectada, acionando meios de apoio, visualização por câmeras, entre outras medidas. 

Salas de Controle

Uma estrutura completa na qual a IB implanta todo um projeto de implantação, software de gestão e demais sistemas, incluindo sistema de ar condicionado, além das medidas de segurança, comunicação e energia.

Controle de Acesso

Para garantir total controle em relação às pessoas com autorização para adentrar espaços específicos, o controle de acesso pode ser implementado por meio de diferentes tecnologias: cartão de acesso, senha pessoal, TAG, característica biométrica ou identificação vinculada à credencial do portador.

Detecção e combate a incêndios

Os equipamentos empregados pela IB na prevenção de incêndios possibilitam o gerenciamento, supervisão e sinalização de eventos, facilitando a interpretação das informações registradas na central de alarme.

Essa tecnologia oferece segurança e confiabilidade para setores como o de energia elétrica, pois permitem que os riscos em potencial sejam identificados de forma precoce.

Carlos

Carlos

CTO

Engenheiro Eletricista e Mestre em Desenvolvimento de Tecnologias, Especialista em Cybersecurity, com atuação no desenvolvimento de projetos de instalações elétricas e automação predial, segurança eletrônica, eficiência energética e conservação de energia na área predial. Desenvolvimento de sistemas de supervisão e controle predial e residencial (BMS).


Posts relacionados

Soluções de monitoramento inteligente para infraestrutura crítica
Institucional
Saiba mais
19/12/2022 Aprox. 17min.

Soluções de monitoramento inteligente para infraestrutura crítica

Automação predial, detecção e combate a incêndio e CFTV: conheça essas e outras soluções de monitoramento inteligente para infraestrutura crítica.

Segurança física nas empresas: conheça os 5  principais riscos e como evitá-los
Institucional
Saiba mais
24/08/2022 Aprox. 12min.

Segurança física nas empresas: conheça os 5 principais riscos e como evitá-los

Conheça os cinco principais riscos à segurança física nas empresas e veja as medidas de proteção para evitar os danos que eles podem causar.

O que são e como funcionam os sistemas fixos de combate a incêndio?
Institucional
Saiba mais
20/07/2022 Aprox. 13min.

O que são e como funcionam os sistemas fixos de combate a incêndio...

Confira o que são, como funcionam e as principais características dos sistemas fixos de combate a incêndio.