Manutenção preventiva, corretiva e preditiva
Serviços de manutenção preventiva e corretiva essenciais para o funcionamento adequado de equipamentos e softwares.
Após a entrega definitiva da obra, iniciam-se as atividades de manutenção para promover o correto funcionamento dos equipamentos e softwares, de modo a reduzir falhas, corrigir quebras e evitar o mau funcionamento.
A contratação de uma das modalidades de manutenção mencionadas abaixo pode incluir Service Level Agreement (SLA) ou ser realizada por meio de chamados avulsos, de acordo com as necessidades do cliente. No contrato, podem ser incluídas peças reservas para a troca ou a substituição de equipamentos em campo que apresentem problemas, até o retorno das peças originais das manutenções em laboratório.
Manutenção preventiva
Através de ações de limpeza, ajuste de sistema e configuração, a manutenção preventiva busca manter os equipamentos e sistemas operando dentro dos parâmetros indicados pelo fabricante. Dessa forma, é possível aumentar a disponibilidade do equipamento e diminuir a ocorrência de sinistros causados pelo não funcionamento.
Manutenção corretiva
A manutenção corretiva visa corrigir problemas apresentados pelo equipamento ou pelo software e que, de forma total ou parcial, impedem o seu correto funcionamento. Dessa forma, é possível diminuir as perdas de produtividade e realizar o reparo rápido para que uma falha não gere outros problemas para a produção.
Manutenção preditiva
A manutenção preditiva realiza a detenção e correção precoces do problema, utilizando estatísticas e análise de dados coletados em campo para prever o estado futuro do equipamento ou seu tempo de funcionamento. Com isso, aumenta-se a vida útil dos aparelhos para não interromper a produção e ainda possibilita a inclusão de novas funcionalidades ou recursos adicionais disponíveis.