Cabeamento estruturado: por que construir redes de dados em conformidade com as normas

Conheça os benefícios do cabeamento estruturado e as principais normas nacionais e internacionais que regulamentam os projetos.

07/07/2021 Aprox. 9min.
Cabeamento estruturado: por que construir redes de dados em conformidade com as normas

Empresas que desejam expandir seus negócios e manter sua tecnologia sempre atualizada para se destacar da concorrência necessitam de um planejamento eficiente da infraestrutura de TI. Para isso, é importante investir em cabeamento estruturado e manter a organização preparada para suprir novas demandas.

O cabeamento estruturado é um método padronizado de cabear redes de telefonia, cabos e outros meios de transmissão de dados, considerando as normas de segurança nacionais e internacionais, bem como o melhor aproveitamento de recursos dos equipamentos e as melhores práticas da área.

Este sistema é baseado na padronização de interfaces e meios de transmissão, o que possibilita a distribuição de cabos e serviços de rede independentemente do espaço utilizado ou disposição do layout.

Com isso, a estrutura torna-se mais flexível e possibilita diferentes aplicações em um único tipo de cabo, podendo ser adaptada para as diferentes necessidades da organização.

Na prática, fica mais fácil para as empresas modificarem sua estrutura física e alterarem o layout das salas, pois a equipe de TI pode fazer as mudanças dos computadores e demais equipamentos de forma rápida e prática.

Para evitar falhas como cabos danificados, links inadequados, entre outros problemas, existem algumas normas nacionais e internacionais que definem os parâmetros de desempenho necessários aos componentes. As principais são:

  • ANSI: regulamenta os dispositivos que podem ser instalados em uma rede de computadores. Em grandes edifícios, determina instalações relacionadas a cabos de comunicação em fibra ótica e par trançado. A ANSI 606, por exemplo, estabelece que os cabos de telecomunicações são brancos e os de conexões são verdes.
  • TIA: aplica-se às instalações em data centers, atuando, principalmente, na disponibilidade e redundância necessária para o funcionamento da infraestrutura. A norma trabalha com 4 tiers diferentes e independentes entre si que podem ser divididos em telecomunicação, redundância, arquitetura, estrutural e parte elétrica.
  • EIA: é o padrão equivalente à NBR 14565, que categoriza os cabeamentos de acordo com as diferenças que eles podem assumir, como largura de banda, atenuação, comprimento e desempenho.
  • ISO: assegura a padronização de cabos e atua com conectores e procedimentos da rede de forma geral.
  • ABNT: regulamenta o cabeamento em projetos residenciais e determina os procedimentos de instalação de redes domésticas.
  • IEEE: define o padrão para o funcionamento de redes sem fio e é a base para a existência do Wi-Fi.

Com relação ao cabeamento estruturado, as normas nacionais que são utilizadas com preferência são a ABNT NBR 14565, que especifica os sistemas de cabeamento estruturado para edifícios comerciais e data centers, e a ABNT NBR 16264, relacionada a sistemas de cabeamento estruturado para residências.

A primeira tem como base as normas internacionais ISO/IEC 11801 e ISO/IEC 24764, que regulamentam o cabeamento para edifícios comerciais e data centers, respectivamente.

Benefícios do cabeamento estruturado de acordo com as normas

Conheça os principais benefícios de investir em um sistema de cabeamento estruturado seguindo as melhores práticas:

Gestão da infraestrutura de TI

Um sistema de cabeamento eficiente facilita o gerenciamento da infraestrutura de TI, pois centraliza todos os pontos de rede da empresa em apenas um painel ligado a hubs ou switches.

Assim, é possível direcionar as ações de manutenção e isolar sistemas específicos que estejam com defeito sem afetar a disponibilidade de outros serviços.

Da mesma forma, as atualizações também podem ser feitas de maneira mais rápida e com mais facilidade de integrar recursos de dados, imagem e voz.

Redução de falhas e aumento no desempenho da rede

Oxidação e rompimento de cabos e conectores são alguns dos principais motivos de falhas na rede.

No entanto, esses problemas podem ser resolvidos por um cabeamento bem executado, que também reduz as chances de haver conexões malfeitas ou cabos mal encaixados que geram falhas na conexão.

Assim, os profissionais não sofrem com indisponibilidades na rede e podem realizar suas atividades dentro do prazo, otimizando a produtividade e aumentando a satisfação dos clientes.

Agilidade nas atualizações

O cabeamento estruturado é feito seguindo a padronização internacional e, dessa forma, a empresa está preparada para adotar as melhores tecnologias do mercado, já que as novas soluções são desenvolvidas a partir das especificações recomendadas pelas normas internacionais do setor.

Com isso, ao implementar novas tecnologias, não é necessário realizar investimentos adicionais para adequar a infraestrutura aos requisitos exigidos.

Redução de custos

Além de reduzir as necessidades de investimentos futuros, com uma infraestrutura de rede organizada e bem identificada também é possível diminuir a necessidade de manutenção dos cabos, diminuindo os gastos.

Quando for necessário realizar a manutenção do sistema, o serviço pode ser feito de forma rápida e objetiva, já que os equipamentos estarão organizados e identificados corretamente.

Soluções em cabeamento estruturado

Uma solução eficiente em cabeamento estruturado vai além de garantir uma infraestrutura de TI adequada para o cenário atual da empresa.

O sistema é executado levando em consideração o potencial de crescimento do negócio e os planos para o futuro, dando suporte à modernização dos equipamentos e à contratação de novos profissionais.

A IB Tecnologia emprega em seus projetos as mais modernas arquiteturas de redes ópticas que simplificam a infraestrutura de redes, principalmente a necessária para grandes áreas horizontais ou instalações verticalizadas, tipicamente prediais.

As redes de cabeamento estruturado estão associadas à flexibilidade de manobras, ao alto desempenho e à capacidade de expansão modular, de acordo com as necessidades de cada cliente.

Atendendo às normativas da NBR 14565 e da TIA568-A/B, TIA569-A/B, tanto nas categorias Cat. 5 e/ou Cat. 6, para cabeamento metálico, como na Cat. 7, para cabeamento óptico, a IB Tecnologia possui certificação junto aos principais fabricantes de soluções de conectividade, o que a capacita para a elaboração de projeto e a execução da completa instalação da solução.

Entre em contato conosco e saiba mais sobre nossas soluções em cabeamento estruturado.

Carlos

Carlos

CTO

Engenheiro Eletricista e Mestre em Desenvolvimento de Tecnologias, Especialista em Cybersecurity, com atuação no desenvolvimento de projetos de instalações elétricas e automação predial, segurança eletrônica, eficiência energética e conservação de energia na área predial. Desenvolvimento de sistemas de supervisão e controle predial e residencial (BMS).


Posts relacionados

Soluções de monitoramento inteligente para infraestrutura crítica
Institucional
Saiba mais
19/12/2022 Aprox. 17min.

Soluções de monitoramento inteligente para infraestrutura crítica

Automação predial, detecção e combate a incêndio e CFTV: conheça essas e outras soluções de monitoramento inteligente para infraestrutura crítica.

Segurança física nas empresas: conheça os 5  principais riscos e como evitá-los
Institucional
Saiba mais
24/08/2022 Aprox. 12min.

Segurança física nas empresas: conheça os 5 principais riscos e como evitá-los

Conheça os cinco principais riscos à segurança física nas empresas e veja as medidas de proteção para evitar os danos que eles podem causar.

O que são e como funcionam os sistemas fixos de combate a incêndio?
Institucional
Saiba mais
20/07/2022 Aprox. 13min.

O que são e como funcionam os sistemas fixos de combate a incêndio...

Confira o que são, como funcionam e as principais características dos sistemas fixos de combate a incêndio.