Edifícios inteligentes: o que são e como funcionam?
Entenda o que são edifícios inteligentes, também conhecidos como smart buildings, e saiba como essas construções funcionam.
Entenda o que são edifícios inteligentes, também conhecidos como smart buildings, e saiba como essas construções funcionam.
Nos últimos anos, tecnologias como Inteligência Artificial, Big Data e Internet das Coisas (IoT) possibilitaram uma maior diversidade de soluções e revolucionaram diversas áreas, inclusive a indústria da construção civil. Os edifícios inteligentes são uma tendência cada vez mais presente no dia a dia das pessoas, reduzindo gastos e aumentando sua eficiência energética.
Também conhecidos como smart buildings, os edifícios inteligentes envolvem a convergência de tecnologias e o gerenciamento de infraestrutura em construções. Dessa forma, ajudam na prevenção de acidentes e oferecem maior conforto aos ocupantes.
Existem definições para os edifícios inteligentes em função da abordagem adotada, sob o ponto de vista dos usuários, prédios inteligentes são os que utilizam soluções integradas de tecnologia para oferecer aos seus ocupantes um ambiente mais produtivo, econômico, seguro e confortável.
O objetivo é que a tecnologia seja utilizada para coletar e compartilhar informações sobre o que está acontecendo no edifício e, a partir desses dados, otimizar a performance da construção.
Assim, é possível oferecer uma experiência diferenciada para os ocupantes, utilizando os recursos energéticos e financeiros de uma forma mais eficiente.
Os smart buildings funcionam a partir da conectividade entre IoT, sensores e a nuvem para monitorar e controlar remotamente sistemas como aquecimento, ar-condicionado, iluminação e segurança, por exemplo.
Cada construção pode ter diversas tecnologias aplicadas de diferentes formas de acordo com suas próprias necessidades e as mais comuns são:
A comunicação e a conexão entre os sistemas de um edifício estão entre as principais características dos smart buildings, assim como a utilização de dados.
Os edifícios inteligentes são capazes de gerarem dados sobre seu uso e, com a conectividade dos medidores de água, energia, alarmes de incêndio, iluminação, ar-condicionado, entre outros, os sistemas usam essas informações para melhorar sua eficiência e sustentabilidade.
Em geral, esses dados são coletados através de sensores de detecção de fumaça, luz, temperatura, umidade, entre outras aplicações, que possibilitam aos gestores tomarem decisões mais assertivas com base no cenário atual da edificação.
Dessa forma, por meio das informações obtidas pela coleta de dados constante e em tempo real, é possível automatizar os sistemas de modo que algumas condições sejam controladas de maneira autônoma.
Com o avanço da tecnologia e sua presença cada vez maior, os smart buildings estão deixando de ser uma opção e tornando-se um requisito mínimo para muitos empreendimentos ao redor do mundo.
Isso acontece porque essas construções oferecem maior sustentabilidade, menos impacto ambiental, maior conforto, bem-estar e qualidade de vida para seus ocupantes.
Com os dispositivos de automação e IoT, também é possível aumentar a segurança e reduzir os custos de operação do empreendimento, tornando o negócio rentável e sustentável a longo prazo.
Além disso, outra vantagem da tecnologia é a possibilidade de personalização dos projetos, de modo que cada edifício tem diferentes dispositivos que atendem às necessidades específicas de seus ocupantes.
Para isso, é fundamental contar com uma empresa especializada para garantir o funcionamento de sensores, câmeras de segurança e automação predial.
A IB Tecnologia é uma empresa com mais de 20 anos de experiência no mercado de segurança e automação que oferece soluções personalizadas e tecnológicas.
Entre em contato conosco e conheça nossas soluções para edifícios inteligentes.