Controle de acesso em aeroportos: o que é e como funciona?

Entenda o que é controle de acesso em aeroportos e como funciona esse sistema de segurança para proteger passageiros, tripulantes e funcionários.

20/12/2021 Aprox. 6min.
Controle de acesso em aeroportos: o que é e como funciona?

Os aeroportos são locais que recebem uma grande quantidade de pessoas todos os dias e possuem espaços restritos para diferentes grupos. Devido ao alto potencial de risco, é fundamental investir em um gerenciamento de controle de acesso bem planejado e executado, de modo que a estrutura funcione da melhor maneira possível.

O controle de acesso em aeroportos refere-se às medidas administrativas e operacionais que devem ser adotadas para gerenciar a entrada de pessoas, cargas e veículos. Esse sistema tem como finalidade cadastrar e gerenciar o acesso físico às dependências do local, além de validar e autorizar a entrada em áreas controladas e restritas.

Para isso, envolve atividades administrativas e operacionais, como:

  • Planejamento;
  • Elaboração e implantação de políticas, normas e procedimentos de segurança;
  • Cadastro de pessoas;
  • Controle de acesso e de trânsito de pessoas;
  • Cadastro de veículos;
  • Controle de acesso e de trânsito de veículos;
  • Estacionamento de veículos;
  • Controle de acesso e de trânsito de objetos, materiais, equipamentos etc.;
  • Vigilância patrimonial;
  • Sistemas eletrônicos de segurança.

Com um sistema eficiente de segurança, identificação e verificação de acesso de funcionários, tripulantes e passageiros, é possível evitar situações como invasões, fraudes, ataques terroristas e outros incidentes que colocam em risco a vida das pessoas e a integridade do patrimônio.

Nos últimos anos, com o avanço da tecnologia e a transformação digital, o mercado de segurança para aeroportos tem evoluído para buscar cada vez mais eficiência nos processos de automação e autoatendimento.

Dessa forma, sistemas de biometria e tecnologia de controle de acesso sem contato aumentam a eficiência e a agilidade da operação.

Como funciona o controle de acesso em aeroportos?

No Brasil, a Instrução de Aviação Civil (IAC) estabelece os procedimentos que devem ser adotados no processo de controle de acesso de passageiros, tripulantes, colaboradores e outras pessoas que circulam em aeroportos.

Assim, a determinação é que o acesso público ou restrito de um aeroporto deve ser direcionado para um terminal, em que todos devem passar por um detector de metais, enquanto seus pertences passam por um equipamento de inspeção.

O objetivo é localizar objetivos que apresentam riscos à integridade física das pessoas (armas de fogo, tesouras e facas, por exemplo) ou que possam colocar em risco a integridade do voo, como isqueiros, materiais inflamáveis, explosivos etc.

O gerenciamento do controle de entrada e saída é uma das medidas mais importantes para a segurança de aeroportos e envolve a confirmação da identidade dos passageiros, tripulantes e funcionários.

Atualmente, a tecnologia é a principal maneira de agilizar e aumentar a confiabilidade do sistema de identificação, principalmente com a biometria.

Nesses casos, existem duas formas básicas de utilizar a biometria em controle de acesso, a verificação de identidade e a identificação, que podem utilizar impressões digitais, mapeamento de retina ou características faciais para verificar se o passageiro ou tripulante tem autorização para entrar em determinada área.

Um sistema de segurança eficiente deve cumprir requisitos fundamentais como estabilidade, robustez e confiabilidade, principalmente em locais que recebem uma grande quantidade de pessoas todos os dias.

Áreas restritas devem possuir bloqueios com leitores que permitam o controle dos acessos de forma individual com validação do portador do cartão ou credencial por meio de senha ou biometria.

As saídas de emergências devem ser dotadas de sensor de abertura de porta, sirene local para gerar os alertas e monitoramento remoto na central de segurança, visando evitar usos indevidos desses acessos.

Para isso, é fundamental contar com uma empresa experiente e com as melhores soluções em segurança, como a IB Tecnologia.

Contamos com profissionais especializados e cobrimos todas as áreas do processo, desde o projeto, passando pelas etapas de fornecimento de equipamento, infraestrutura, cabeamento, instalação, comissionamento, integração, manutenção preventiva e corretiva, até a operação do sistema dentro da instalação do cliente.

Entre em contato e conheça todas as soluções para controle de acesso em aeroportos, aumentando a segurança das pessoas e do patrimônio.

Carlos

Carlos

CTO

Engenheiro Eletricista e Mestre em Desenvolvimento de Tecnologias, Especialista em Cybersecurity, com atuação no desenvolvimento de projetos de instalações elétricas e automação predial, segurança eletrônica, eficiência energética e conservação de energia na área predial. Desenvolvimento de sistemas de supervisão e controle predial e residencial (BMS).


Posts relacionados

Soluções de monitoramento inteligente para infraestrutura crítica
Institucional
Saiba mais
19/12/2022 Aprox. 17min.

Soluções de monitoramento inteligente para infraestrutura crítica

Automação predial, detecção e combate a incêndio e CFTV: conheça essas e outras soluções de monitoramento inteligente para infraestrutura crítica.

Segurança física nas empresas: conheça os 5  principais riscos e como evitá-los
Institucional
Saiba mais
24/08/2022 Aprox. 12min.

Segurança física nas empresas: conheça os 5 principais riscos e como evitá-los

Conheça os cinco principais riscos à segurança física nas empresas e veja as medidas de proteção para evitar os danos que eles podem causar.

O que são e como funcionam os sistemas fixos de combate a incêndio?
Institucional
Saiba mais
20/07/2022 Aprox. 13min.

O que são e como funcionam os sistemas fixos de combate a incêndio...

Confira o que são, como funcionam e as principais características dos sistemas fixos de combate a incêndio.